Auto Privação…

Você já se perguntou por que algumas pessoas se impõem privações voluntárias? Essa prática, aparentemente contra intuitiva, esconde benefícios surpreendentes para a mente e o espírito. 

Estou me referindo à prática de renunciar conscientemente a prazeres, hábitos ou bens, por um período determinado, com o objetivo de alcançar um benefício pessoal ou espiritual.

Ao me privar voluntariamente de algo que me proporciona prazer, desencadeio em mim um certo grau de sofrimento. Essa experiência, que combina sofrimento e determinação, fortalece minha resiliência e autocontrole. 

Mas o que a ciência nos diz sobre essa prática milenar? A neurociência demonstra que a autoprivação estimula a produção de neurotransmissores relacionados à recompensa, aumentando nossa sensação de bem-estar a longo prazo.

Além dos benefícios psicológicos, a autoprivação também pode ter um impacto positivo na nossa espiritualidade. 

Ao superar desafios e controlar nossos impulsos, nos conectamos com um nível mais profundo de nós mesmos, fortalecendo nossa força de vontade e nos impulsionando rumo a um crescimento pessoal significativo.

“Se é que posso dizer que tenho uma receita para o sucesso, ela é conseguir dizer NÃO para muita coisa que eu gosto.”

- Warren Buffett (multimilionário americano)


m. trozidio

Conheça os meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender