Uma vez, ao ler Nietzsche…
Uma vez, ao ler Nietzsche (filósofo alemão falecido em 1900), deparei-me com uma frase que me chamou — e muito — a atenção:
“Aquele que tem uma razão para viver, pode suportar quase tudo.”
Confesso que passei dias, semanas, até meses refletindo sobre ela. Durante esse tempo, observei fatos e conheci pessoas que, de maneira incontestável, ilustravam o significado dessa poderosa afirmação.
Percebi que aqueles que não conseguem suportar as adversidades, que vivem reclamando de tudo, frequentemente agem assim por falta de um sentido maior — uma "razão para viver". Sem esse propósito, ocupam-se com preocupações insignificantes, preenchendo o vazio com questões triviais.
Por outro lado, as pessoas que aparentam ser mais fortes, quase inabaláveis diante das dificuldades, alcançam essa resiliência porque têm um grande propósito em suas vidas. Para elas, os problemas cotidianos tornam-se pequenos diante da magnitude de sua missão ou objetivo.
Nietzsche estava certo. Mais uma vez, rendo-me ao seu profundo conhecimento e à sua capacidade de iluminar as complexidades da alma humana.
m. trozidio
Comentários
Postar um comentário