O outro lado da moeda...

Quando paramos para refletir, percebemos que algo só pode existir pela presença viva do seu oposto. Para sabermos o que é bom, precisamos ter conhecimento, uma referência do que é ruim. Só percebo que está claro porque conheço a escuridão. Sinto o sabor doce em minha boca porque sei como é o sabor amargo, e assim sucessivamente.

Onde eu quero chegar com tudo isso? É simples! É impossível viver conhecendo apenas um lado: o lado bom, a felicidade, o prazer, a alegria. Qualquer experiência necessita de uma bipolaridade, ou seja, dos dois lados de uma mesma moeda.

Assim, se ilude quem deseja evitar a dor e viver somente a felicidade. A dor, a tristeza, o amargo – como o que sinto hoje em meu coração – não podem ser ignorados, muito menos evitados. Eles fazem parte do outro lado dessa grande moeda que chamamos de vida. Precisamos, no entanto, ter consciência dessa dualidade e estarmos preparados para ela. A grande diferença está exatamente no grau de importância e "aceitação" que damos para cada um desses lados.

Existem pessoas que preferem viver no lado triste, no lado amargo, e, como vítimas, culpar o mundo inteiro por sua desgraça. Outras, no entanto, preferem se levantar e fazer acontecer sua felicidade, em vez de esperar que alguém faça isso por elas.

A escolha é sempre, sempre sua. Então, qual é o lado da moeda que você quer viver hoje?

m. trozidio

Conheça meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender