A ilusão do erro: por que o Universo nunca comete equívocos ...

07 de setembro de 2023

A afirmação de que, na perfeição do Universo, nada pode dar errado é, em essência, um convite à filosofia da aceitação radical. Não se trata de negar a dor ou a dificuldade, mas de questionar a nossa própria métrica de "erro".

O que percebemos como falha, revés ou injustiça é quase sempre um sintoma da nossa compreensão limitada do evento. Presos à perspectiva estreita do aqui e agora, e focados apenas na nossa vontade imediata, rotulamos o que nos contraria como "errado".

A sabedoria real surge com o recuo do tempo. É só quando "a poeira baixa" que conseguimos vislumbrar a interconexão dos acontecimentos. Aquele aparente desastre revela-se o catalisador que nos desviou de um caminho menos produtivo ou que nos forçou a desenvolver uma força essencial.

É o conceito de que o sofrimento não é um castigo, mas uma lição inevitável. Entendemos, por fim, que "o que tinha que acontecer" era o único caminho possível para o nosso crescimento e aprendizado.

Portanto, liberte-se do medo de que algo esteja fundamentalmente quebrado. Se aceitarmos a premissa da Ordem Cósmica, podemos mudar a pergunta: em vez de "Por que isso deu errado?", perguntemos: "O que isso está tentando me ensinar?"

 

"Se essa mensagem tocou você, compartilhe com quem pode estar precisando."

m. trozidio

conheça meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias palavras chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender...