A culpa é de quem...?

Quando paro para pensar, percebo que alguma coisa só pode existir pela presença viva do seu oposto. Para saber o que é bom, eu tenho que ter conhecimento, uma referência do que é ruim. 

Só percebo que está claro, porque conheço a escuridão. Sinto o sabor doce em minha boca, porque sei como é o sabor amargo e assim sucessivamente... 

Onde eu quero chegar com tudo isso? 

É simples! É impossível viver, conhecendo somente um lado, o lado bom, a felicidade, o prazer, a alegria... 

Qualquer experiência necessita de uma bipolaridade, ou seja, os dois lados de uma mesma moeda.

Assim, se ilude quem deseja evitar a dor e só viver a felicidade. A dor, a tristeza, o amargo – como o que sinto hoje em meu coração – não podem ser ignorados, muito menos evitados. 

Eles fazem parte do outro lado dessa grande moeda que eu chamo de vida. Tenho, porém, que ter essa consciência e estar preparado para essa dualidade da vida.

A grande diferença consiste exatamente no grau de importância e "aceitação" que eu dou para cada um desses lados. 

Existem pessoas que preferem viver o lado triste, o lado amargo, e como vítimas culpar o mundo inteiro por sua desgraça. Outras, no entanto, preferem se levantar e fazer acontecer a sua felicidade, em vez de esperar que alguém faça por elas. 

A escolha também é sua... 

Qual é o lado da moeda que você quer viver?

Assim como você tem o poder e o direito de escolher, você também é obrigado a viver a sua escolha, por isso, não culpe ninguém depois. 

Mas, aí, então você vai dizer:

— Eu não escolhi nada disso para a minha vida.

E eu vou responder:

— Infelizmente, existem escolhas conscientes e na grande maioria as inconscientes.

Deus, em sua infinita justiça, jamais permitiria alguém viver "injustamente" aquilo que não escolheu para si mesmo.

Acho melhor repensarmos em tudo isso, antes de continuarmos culpando tudo e a todos.

m. trozidio


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender