Impossível sem o seu consentimento...

“Hoje escapei das circunstâncias difíceis, ou melhor dizendo, rejeitei-as; pois elas não se encontravam fora de mim, mas em minhas próprias suposições.”

- MARCO AURÉLIO, MEDITAÇÕES, 9.13

Em dias difíceis podemos dizer:

“Meu trabalho é massacrante”, ou “Meu chefe é muito frustrante”.

Se ao menos pudéssemos entender que isso é impossível. Uma pessoa não pode frustrar você, o trabalho não pode massacrar você — esses são fatores externos, e eles não têm acesso à sua mente.

Essas emoções que você sente, por mais reais que sejam, vêm de dentro, não de fora. Os estoicos usam a palavra hypolépsis, que significa “aceitação” — de percepções, pensamentos e julgamentos por nossa mente.

O que supomos, o que geramos por espontânea vontade em nossa mente, está em nós. Não podemos culpar outras pessoas por nos fazerem sentir estressados ou frustrados, assim como não podemos culpá-las por nosso ciúme.

A causa está sempre dentro de nós. Elas são só o alvo.

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender