Uma antiga história oriental…

Essa história é para aquele tipo de pessoa que não está satisfeita com sua vida, com a sua aparência e com o que possui e acredita que os outros, são mais felizes, mais belos e bem sucedidos do que ela. 

... Era uma vez, um Corvo que estava muito infeliz com a sua vida. Um dia ele começou a chorar sentado em um galho de uma árvore. Um monge estava sentado embaixo da árvore e percebeu uma gota que caiu em sua bochecha.

O monge levantou a cabeça para ver de onde a gota veio e percebeu que vinha de um Corvo, que aparentava estar muito triste, pois estava chorando muito.

O monge lhe perguntou:

— Qual é o problema meu amigo Corvo, por que você está chorando?

O corvo respondeu:

— Ó sábio monge, eu estou tão triste com a minha vida, pois ninguém me ama, as pessoas não apreciam a minha companhia e me espanta para longe delas, ninguém me dá nada para comer, todos me odeiam e chego até a pensar que a morte é bem melhor do que viver uma vida assim.

Ouvindo as palavras do Corvo, o coração do monge se encheu de compaixão. Então ele disse ao Corvo:

— Ó meu amigo Corvo, nós deveríamos aprender a ser felizes em qualquer condição que nos encontremos.

Mas o Corvo não entendeu a tamanha sabedoria do monge e continuou a chorar. Então o monge disse:

— Não fique chateado, diga-me o que você quer ser e eu posso realizar o seu desejo com meu mantra.

O corvo ficou muito feliz e disse todo abençoado:

— Se você quiser me fazer um favor, por favor, faça-me um cisne.

O monge disse:

— Está bem! Eu farei de você um Cisne! Mas primeiro vá até o Cisne Cíntia e pergunte se ela está feliz com a vida dela ou não. Vá agora corvo e descubra isso, até lá eu espero você aqui.

E o corvo voou alegremente para conhecer Cíntia, o Cisne e ele encontrou um belo Cisne nadando em um lago. Então ele foi até ela e disse:

— Nossa! Como você é bonita! Você é branca como a neve, todos devem amar você não é mesmo? Você deve ser o pássaro mais feliz do mundo.

Então o Cisne respondeu ao corvo com o coração cheio de tristeza:

— Não meu amigo! Eu não sou feliz! Há tantas cores mais bonitas do mundo, mas eu não tenho nenhuma cor. O branco é uma cor tão sem graça em minha opinião, mas eu acho que o papagaio sim, ele deve ser a ave mais feliz do mundo. Ele é tão colorido e de fato tão mais bonito do que eu.

Ao ouvir isso, o Corvo voou para longe dali e chegou no Pablo, o papagaio e ele disse:

— Ó papagaio você é tão bonito e colorido. Você deve ser o pássaro mais feliz do mundo, não é mesmo?

Então, o papagaio respondeu ao Corvo, com o coração muito triste:

— Você está errado meu amigo. Eu não sou alguém feliz por causa das cores vibrantes das minhas penas. Eu vivo correndo o risco de ser pego.

— Como assim papagaio? — disse o corvo e o papagaio continuou:

— Você não sabe, os humanos gostam de manter os papagaios em gaiolas. Eu tenho tanto medo de que alguém consiga me pegar, me prender em uma jaula, acho que o Pavão sim, ele é a ave mais feliz do mundo e ele também é muito mais colorido e bem mais bonito do que eu.

Ouvindo isso, o Corvo voou para longe dali em busca de um Pavão, depois de procurar por um longo período de tempo, ele finalmente conseguiu encontrar Paulo, o Pavão, que estava em uma gaiola em um zoológico.

O Corvo acabou notando que tinha centenas de pessoas ali reunidas para ver o Pavão, depois que as pessoas saíram dali, o Corvo se aproximou do Pavão e disse:

— Olá, querido Pavão. Você é tão bonito. Todos os dias milhares de pessoas vêm aqui somente para vê-lo. Os humanos gostam muito de você e gostam de estar perto de você, bem diferente de mim. Pavão, eu sou tão desprezado. Quando as pessoas me vêem, imediatamente me espanta-me para longe. Eu acho que você sim, deve ser o pássaro mais feliz do planeta.

Então o Pavão respondeu com muita tristeza no coração:

— Ah! Corvo. Eu sempre pensei que era o pássaro mais bonito e mais feliz do mundo, mas devido a minha beleza, estou aqui preso nesse zoológico. Pelo fato das minhas penas serem extremamente bonitas e com cores vibrantes, a minha espécie sofre muito quando as pessoas arrancam nossas penas coloridas para fazer coisas decorativas para eles. Nossa você não tem noção de o quanto isso machuca?

— É meu amigo Corvo, eu não sou de fato tão feliz como você pensa.

O Corvo ficou muito surpreso ao ouvir isso do Pavão, então ele perguntou se você não está feliz, então quem você acha que é o pássaro mais feliz do mundo?

O Pavão disse:

— Olha, eu examinei de todo o zoológico, muito cuidadosamente e percebi que você Corvo, é o único pássaro que não é mantido em uma gaiola, as pessoas não tentam pegá-lo para prendê-lo, assim nesses últimos dias, tenho pensado que se eu fosse como você Corvo, eu poderia voar alegremente por toda parte e estaria de fato feliz e livre.

A ouvir isso e refletir um pouco, o Corvo voou para longe dali e pela primeira vez, ele estava se sentindo feliz por ser um Corvo, ele voltou até o monge e disse:

— Senhor Monge, Senhor Monge, eu não quero ser outro pássaro! Eu estou bem feliz em ser quem eu sou.

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender