O impulso de comer?...

Como já foi amplamente estudado, o nosso cérebro é estruturado como uma grande cebola, camadas novas foram sendo colocadas sucessivamente sobre partes antigas e bem primitivas durante a própria história do homem.

É sabido que a humanidade a milênios, tinha uma terrível preocupação com a alimentação e, em segundo lugar com a sua segurança.

Comer ou ser comido por alguma fera, tornava-se então os dois motivos que ocupavam praticamente todo o seu tempo.

Devido a dificuldade de tinham em se alimentar, quando havia essa disponibilidade, esses humanos comiam tudo o que podiam e mais um pouco, não sabendo quando poderiam se alimentar novamente.

Hoje, apesar te se ter a consciência de que podemos comer quando e quanto desejarmos, ainda assim, quando esses antigos padrões que ainda se encontram nos “porões” do nosso cérebro são ativados por alguma circunstância especial (emoção, estresse, raiva, medo...), aquela antiga necessidade se sobrepõe nos incitando a comer muito além do que precisamos.

Com isso, em vez me culpar por essa compulsão, acredito ser importante me lembrar de tudo isso, cada vez que me deparo com situações assim...

 

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender