Mais uma falácia da autoajuda...

É extremamente comum encontrarmos nos livros de autoajuda, aquelas mensagens positivas e felizes, afirmações poderosas que prometem verdadeiros milagres em todos os sentidos.

Existe todo um estudo psicológico por trás desse aparato que, longe de pensar verdadeiramente em ajudar as pessoas, visa primeiramente dizer aquilo que todos mais desejam ouvir: você pode tudo… você pode realizar todos os teus desejos… a riqueza é um direito seu…

Esse tipo de afirmação, é o que todos nós desejamos ouvir, principalmente quando estamos passando por algum aperto na vida. Talvez seja esse o principal motivo que leva milhões de pessoas a comprarem esses livros, mas quem somente conseguem ganhar dinheiro com tudo isso e muito, são os seus autores e as editoras.

Já ficou mais do que provado que ficar fazendo qualquer tipo de afirmação do que se deseja, indiretamente estamos dizendo a nós mesmos que não somos e que não temos isso ou aquilo.

Se a princípio eu consigo sentir alguma energia com essa atitude, com o passar do tempo o efeito é completamente inverso, pois ao fazer tais afirmações, no fundo, lá no fundo do nosso inconsciente, sabemos que estamos mentindo para nós mesmos.

Infelizmente, tenho que reconhecer que na vida, as coisas não são tão simples como esses livros tentam nos vender.

Os problemas existem para todos, e mais, eles têm sim uma razão especial de existirem. Não existe milagre para resolvê-los e conquistar tudo o que desejamos.

Aprendi que eu tenho que aceitar cada um desses problemas, aprender com eles e seguir o meu caminho o mais consciente possível, entendendo que muito daquilo que desejo, talvez não seja o melhor para mim…

 

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender