Quem está com a razão?...

Depois de dedicar uma vida quase que toda ao estudo da natureza humana e sua relação com o meio, acredito ter conseguido enxergar ou pelo menos vislumbrar a grandiosidade do conhecimento.

Diante dessa condição, percebi – nitidamente – que o meu conhecimento é muito, mais muito pequeno em relação a tudo que compreende nossas vidas.

Sem dúvida nenhuma, aprendi uma das mais valiosas lições em minha vida, admitindo que nunca, que jamais eu posso dizer que “eu tenho certeza disso...” ou então que “eu estou com a razão...”.

São tantas às variáveis, vivemos emaranhados em um nível de conhecimento tão grande, tão grande que defender o meu ponto de vista, afirmando que “eu estou certo...”, torna-se o mais alto grau de insanidade, de ignorância que eu posso experimentar.

Assim, no máximo eu, quando desejar expressar a minha opinião sobre isso ou aquilo, posso dizer que “eu acredito que seja isso...” ou então, “nesse momento, eu vejo isso dessa forma...”.

Acho que aprendi essa lição...

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender