Dez pensamentos para despertar a consciência...

Domingo, 27 de março de 2022

A sabedoria de alguns pensadores transcende o tempo, e suas palavras se tornam faróis em nossa jornada. Para mim, Alan Wilson Watts (1915-1973) é um desses mestres. Sua capacidade de traduzir a complexidade da filosofia oriental para a mente ocidental é um dom raro, e seus ensinamentos se tornaram a base do meu próprio entendimento sobre o mundo, a vida e a nossa existência.

É com profunda admiração que compartilho dez de suas frases, que, em sua simplicidade, revelam um nível extraordinário de visão e compreensão da realidade. Elas não são apenas citações, mas convites para uma profunda reflexão.

1 - "O que nós odiamos mais, são muitas vezes também o que nós amamos mais..." Um paradoxo que nos convida a examinar a dualidade de nossas emoções.

2 - "Você sofre porque – por algum motivo - você deseja isso..." Uma afirmação radical que nos força a confrontar o nosso apego ao sofrimento.

3 - "O sentido da vida é estar vivo. É tão óbvio e tão simples. Mesmo assim, todo mundo não para de correr em pânico, como se fosse necessário conseguir alguma coisa além de si próprio..." Watts nos lembra que a essência da existência não é um destino a ser alcançado, mas uma experiência a ser vivida.

4 - "A vida é uma piada. Explicar é estragá-la..." Uma crítica à nossa necessidade de analisar e categorizar tudo, perdendo a espontaneidade do momento.

5 - "Tentar-se definir, é como morder o seu próprio dente..." O “eu”, na visão de Watts, é um processo, não uma entidade fixa. A busca por uma definição rígida é fútil.

6 - "Nós dizemos 'eu vim ao mundo'. Nem pensar. Nós saímos da mesma maneira que os frutos saem das árvores..." Ele nos convida a abandonar a ilusão de que somos entidades separadas da natureza.

7 - "O que a morte destrói, não é o indivíduo nem o organismo/ambiente: é o ego. E, por consequência, a libertação em relação ao ego é sinônimo da plena aceitação da morte..." A morte como um processo de desintegração do ego, e não do ser. A paz, portanto, reside em soltar apegos.

8 - "O despertar da libertação consiste em se dar conta de que todas as escolhas entre os 'opostos' é separação dos inseparáveis..." Watts questiona a nossa percepção dualista do mundo (bem e mal, certo e errado), mostrando que tudo é interconectado.

9 - "Tem-se necessidade de inimigos e de estranhos para se definir a si próprio..." Uma crítica social que aponta a nossa dependência do "outro" para construirmos a nossa própria identidade.

10 - "A iluminação é, antes de mais nada, a liberdade de ser o incompleto e falho ser humano que você é..." A mais bela e libertadora de suas frases. A iluminação não é a perfeição, mas a aceitação incondicional da nossa imperfeição.

Que a sabedoria de Alan Watts continue a inspirar a todos nós a viver uma vida mais autêntica e conectada.

 

"Se essa mensagem tocou você, compartilhe com quem pode estar precisando."

m. trozidio

conheça meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias palavras chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender...