A felicidade está exatamente na liberdade...

Quando ouvi isso pela primeira vez, confesso não ter entendido.

Quando li que os estoicos* defendem que a felicidade NÃO consiste em adquirir bens, e muito menos de desfrutá-los, recusei de imediato.

Mas, depois de muitos anos correndo atrás do fogo fátuo**, aos poucos fui aceitando e entendendo que o desejo obsessivo estava mesmo me aprisionando, me fazendo escravo de um sofrimento sem fim.

Ser livre, é conseguir ser feliz sem a dependência de adquirir isso ou aquilo, de ser esse ou aquele, de estar com essa ou aquela pessoa... ser livre é ser feliz comigo mesmo.

 

*Estoicos, pertencente a escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio no início do século III a.C.

**Fogo fátuo: falso brilho, glória passageira.

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender