Felicidade e a pseudo felicidade...

Eu demorei muito para entender a diferença entre a “felicidade” e a “pseudo felicidade”.

Talvez pelo forte contágio em que eu vivo, desde cedo fui induzido a desejar também, coisas que pudessem me fazer sentir “especial”.

Os bens materiais, aqueles admirados por quase todos, aos poucos, foram me mostrando que a única coisa que me proporcionavam era sim, uma “pseudo felicidade”, ou seja, uma felicidade extremamente passageira, ilusória, que durava muito pouco, antes que eu me entregasse ao sofrimento de uma nova conquista.

Zenão, Epicteto, Sêneca, Epicuro... e outros tantos estoicos*, assim como também a filosofia oriental, realmente estavam certos quando afirmaram que a única e verdadeira felicidade só pode ser encontrada dentro de mim mesmo.

Qualquer coisa fora dessa realidade, não passa de mera “pseudo felicidade”.

*Estoicos, pertencentes a filosofia estoica, é uma escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio no início do século III a.C.

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender