Autoestima: existem controvérsias ...

O perigo da autoestima e a busca por fazer o melhor

Um dos grandes erros que a sociedade nos ensinou foi o conceito de autoestima. Fomos educados a acreditar que ter uma boa autoestima é sempre benéfico, mas alguns psicólogos já sabem há tempos que esse conceito pode ser muito problemático.

A autoestima se apoia na premissa de um "eu" único, simples e facilmente identificável. Quando damos a esse "eu" uma nota elevada, o resultado pode ser perigoso. Na verdade, estamos avaliando nosso "eu" como "bom" ou "mau", o que é uma generalização ruim. Se me considero forte e inteligente como um todo, deixo de ver que também tenho muitos momentos de fraqueza e ignorância.

Não querer enxergar essas nuances com base em um conceito genérico de autoestima certamente levará à infelicidade.

O psicólogo Paul Hauck, por exemplo, se opõe a essa ideia. Ele afirma que "inculcar autoestima elevada em seus filhos é ensinar a eles 'arrogância, prepotência e superioridade' — ou então, quando essa autoestima falha, 'culpa, depressão e sentimentos de inferioridade e insegurança' certamente tomam o lugar".

Realmente, me parece muito melhor procurar fazer o melhor que eu puder e deixar o meu "eu" (egoísta e egocêntrico) fora de tudo isso.

 

"Se essa mensagem tocou você, compartilhe com quem pode estar precisando."

m. trozidio

conheça meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias palavras chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender...