Milagres, magia, pensamento positivo...

Depois de muitas décadas de estudos, muitos erros e acertos, acabei compreendendo que um dos principais entraves na vida de um ser humano está exatamente na expectativa, na espera de um milagre que possa descer dos céus e resolver todos os seus problemas, um milagre que possa realizar todos os seus sonhos.

De certo que passamos a ser – literalmente – bombardeados com promessas nesse sentido, não apenas das religiões que, por uma necessidade de sobrevivência ou mesmo de crescimento, passaram a prometer aos fiéis a prosperidade tão desejada, apensas e simplesmente em troca da fé, ou melhor, dos seus dízimos. Também, desde meados do século 20, tivemos por parte dos “gurus” da autoajuda, uma forte tentativa de nos convencer que o “pensamento positivo” ensinado por eles, seria capaz de realizar todos os nossos sonhos e assim por diante...

Assim, lentamente, acabamos tirando o foco do trabalho, do esforço, da dedicação, do aprimoramento pessoal... fomos induzidos a apenas ficar pensando positivamente em tudo aquilo que desejamos e esperar que tudo isso, que o Universo realizasse para nós, como em um verdadeiro conto de fadas.

O tempo passou, nada aconteceu e a frustração tomou conta da nossa experiência de vida, levando o mundo à verdadeiros recordes de ansiedade, dor e depressão.

Sou adepto a uma frase escrita nas portas dos Mosteiros Beneditinos, que sintetiza exatamente tudo aquilo que eu hoje eu mais acredito e sigo como modelo de vida:

Ora et Labora: “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse apenas de você”

Bem! Quanto aos “milagres”, a “magia do pensamento positivo”, sinceramente, pelo menos no meu caso, nunca funcionaram, só me fizeram mesmo perder muito, muito tempo em minha vida.

m. trozidio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender