Sentimento e Pensamento - essa é a questão...

O seu sentimento e o seu pensamento tornaram-se duas coisas diferentes e esta é a neurose básica. Aquele seu lado que pensa e aquele seu lado que sente tornaram-se dois e você identifica-se com a parte que pensa e não com a parte que sente.
E sentir é mais real do que pensar; sentir é mais natural do que pensar.
Você nasce com um coração que sente, mas o pensamento é cultivado, ele é-lhe dado pela sociedade. 
Quando uma criança nasce, ela é um ser que sente; ela sente coisas, mas ela ainda não é um ser pensante. Ela é natural, como tudo o que é natural, como uma árvore, um animal.
Começamos, entretanto a moldá-la... deve comportar-se de acordo com determinada ideologia, determinados ideais. Só então será amada... Só pode ser amada se seguir determinadas regras. 
Tais regras são impostas, não são naturais. O ser natural dá lugar a um ser suprimido e aquilo que não é natural, o irreal, é-lhe imposto. Esse “irreal” é a sua mente… Isto cria uma situação muito neurótica.
Você não sabe o que quer; ignora quais são as suas necessidades reais e autênticas, pois somente um coração que sente pode dar-lhe a direção e o significado das suas necessidades reais. Quando elas são suprimidas, você passa a criar necessidades simbólicas. Por exemplo, você pode começar a comer cada vez mais, enchendo-se de alimento, e nunca sentir que está satisfeito.
Você tem necessidade de amor, não de comida.
A comida e o amor, entretanto, estão profundamente relacionados.
Quando a necessidade de amor não é sentida, ou é suprimida, uma falsa necessidade de comida é criada. 
Você pode continuar comendo; posto que a necessidade é falsa, ela jamais poderá ser preenchida. E vivemos entregues a falsas necessidades. Por isso não há realizações.

OSHO

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender