Opostos, um grande erro...

Aquilo que sempre nos pareceu tão evidente, aquilo que nos ensinaram desde criança a ver e acreditar termina caindo por terra, quando ampliamos nossa consciência.
Fomos educados a ver e acreditar que na vida, tudo tem o seu oposto. O dia e a noite, o calor e frio, o bom e o ruim, o claro e o escuro, a vida e a morte. Há princípio, até parece existir certo sentido, mas se conseguirmos tentar enxergar um pouco mais longe, veremos que na verdade, na verdade mesmo, isso não existe.
Na filosofia oriental, enxergar os opostos é o princípio do sofrimento. Eles acreditam que uma situação existe e pronto. Se ela é boa ou não, esse é um “julgamento” de cada um. O certo ou o errado dependem exclusivamente da concepção, do conceito e da análise que cada um faz.
Assim, fica fácil entender que o grande obstáculo que encontramos em nossas vidas é uma pequena palavra chamada “julgamento”. O ato de “julgar”, analisar, criticar ou coisa assim, é tirar do fato em si, é retirar do objeto ou pessoa, a sua verdadeira essência que continuará oculta para nós.
Hoje, sofremos porque “julgamos” que a nossa situação é ruim, ou não está conforme desejávamos. Caso não houvesse o julgamento, caso não tivéssemos colocado nela o nosso conceito de certo ou errado, veríamos qualquer situação como ela é, apenas uma situação e mais nada. Como tantas e tantas outras, que passa como uma nuvem no céu e você, você sofreu, se debateu, se irritou atoa.
Quando julgamos, procurando um dos nossos conceitos de certo ou errado, de bonito ou de feito, de agradável ou desagradável, consumimos uma quantidade absurda de energia. Além de toda energia desperdiçada, agindo assim, mascaramos a verdadeira realidade, realidade essa que seria fundamental para a compreensão do que está acontecendo e vivermos melhor.

Na verdade, os opostos não existem. Existe sim uma situação, um fato, uma determinada coisa ou pessoa. Ela é por si só o que é. Não classifique, não julgue, não tente definir o que ela é com os seus conceitos. Apenas aceite e se abra para ela, seja lá como se apresente. Agindo assim, você entenderá: opostos, um grande erro...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender