A sabedoria da incerteza, da insegurança...

Por mais estranho que possa parecer, todos os grandes mestres defendem que a verdadeira sabedoria habita justamente na incerteza, na insegurança. Infelizmente, para nos sentirmos bem, temos que estar naquilo que conhecemos como “zona de conforto” onde tudo é conhecido, onde tudo é previsível, onde tudo está absolutamente sob o nosso controle e caminhando bem.
Se essa condição nos deixa “confortável” ela também nos arremete a um estado de “não desenvolvimento”. É simples: se tudo está previsivelmente de acordo com o que desejamos, não existe nenhuma necessidade de criar, de inovar, de desenvolver nosso conhecimento para resolver nada, para conseguir nada.
Essa estagnação é plenamente prejudicial ao desenvolvimento do ser humano. Exemplos e mais exemplos disso podem ser observados na natureza. Você já teve a oportunidade de ver uma borboleta saindo do seu casulo? Ela luta, ela desempenha um esforço absurdo que a leva quase a morte.
Mas, é exatamente todo esse esforço que faz com que suas asas ganhem a força e a resistência para que possam alçar seu primeiro voo e assim garantir a sua sobrevivência. Se, por acaso, alguém complacente a ajudasse se desvincular do seu casulo, ela não sobreviveria.
A dificuldade, a luta, o esforço, de alguma forma nos faz melhor, mais preparados e, consequentemente nos ajuda no nosso processo de desenvolvimento, nos tornando assim mais preparados para a vida.
Agora, começamos entender que somente na incerteza, na insegurança, conseguimos encontrar os ingredientes perfeitos para o nosso principal objetivo na vida: o nosso desenvolvimento.   
Sabemos que tudo na vida depende exclusivamente do ângulo que a olhamos. Assim, quando diante da próxima incerteza, dos próximos obstáculos, em vez de encaramos como uma situação “ruim”, vamos tentar enxergar uma oportunidade, uma grande oportunidade para o nosso crescimento, exatamente diante da sabedoria da incerteza, da insegurança...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender