Estudando o Tao
Parte – XXXI
continuando...

Depois de estudarmos as 50 citações de Lao-Tsé, vamos continuar com a atuação do Tao...

ONDE ATUA O TAO

Temos tratado com maior insistência, na forma como o Tao pode ser útil no desenvolvimento pessoal.

Acreditamos que de todas as coisas que podemos tirar de bom dos ensinamentos que nos são transmitidos pelos atributos do Tao, o aperfeiçoamento do ser humano é a faceta mais nobre deste conceito vivo, chinês e universal.

Existem, no entanto, outras áreas importantes de interesse, e que têm sido objeto da atenção dos estudiosos do Tao, como as ciências e as artes, por exemplo.

Isto é conseguido mediante acurada análise e síntese do Tai-Chi; deste estudo nascem uma série de posturas mais consistentes e equilibradas dentro das áreas pesquisadas.
Estudos versando sobre o relacionamento humano, a pintura, a dança, a física e a medicina, apontam a eficácia do processo de identificação dos opostos harmônicos do Tai-Chi.

Os livros escritos sobre a matéria cobrem extensamente os experimentos e a prática desenvolvidos.

Obras como "O Tao da Física", "Tao e a Música" e "Tao e Medicina", merecem ser lidos por aqueles que desejam aperfeiçoar estas vertentes do pensamento humano.

Nada há de misterioso ou místico nos temas tratados. Pelo contrário. Há com estes estudos, uma desmistificação de conceitos tidos como absurdos ou como tabus. Fenômenos chamados de paranormais deixam de ter aquela aura mágica, para se render à mágica do Tao.
Não vai demorar muito, e teremos explicações comprovadas para as visões oculares ou fenômenos telepáticos, da mesma forma como se vem obtendo em todas as partes do mundo, resultados inacreditáveis de cura, com a aplicação de agulhas ou pressão dos dedos.

Como estas coisas fantásticas são conseguidas?

A técnica básica é estabelecer os pares opostos ou complementares de cada uma das situações estudadas. É claro que a identificação de um par, nem sempre é evidente.

Para os orientais em geral e os chineses em particular, a definição de um par, apresenta menos dificuldade, tendo em vista a sua maior convivência e aceitação do irracional, do ilógico, enfim do intuitivo.

Quando esta ferramenta é trabalhada em conjunto com a razão e a lógica formal, os resultados são muito mais perfeitos e coerentes.
Mesmo com esta experiência, assuntos como a saúde humana, que apresentam grande complexidade e responsabilidade, levaram milhares de anos de pacientes experimentações, observações e curas comprovadas, para que hoje pudéssemos dispor de um arsenal terapêutico, que abrange uma enorme gama de males, definitivamente curáveis.

Estas afirmações podem ser facilmente comprovadas nos hospitais e universidades da China. A acupuntura, terapia baseada na aplicação de agulhas na pele, tem mostrado sua eficiência em todas as partes do mundo onde ela tem sido utilizada.

Cada uma das centenas de partes sensíveis que temos espalhados pelo nosso corpo, são acalmadas ou excitadas conforme a doença e de acordo como o Tai-Chi se apresenta.

Um par constituído de dor/sedação pode ser manipulado nos pontos que já estão claramente identificados, permitindo fazer grandes operações sem necessidade de anestesia.
Muitos de nós já vimos isto em filmes pela televisão.

Por que então, o ocidente não utiliza todos os conhecimentos desta Medicina, de sorte a juntos, construir um edifício aperfeiçoado desta ciência fundamental?

Creio que aí entram interesses pessoais e corporativos, já que não há como negar a eficiência terapêutica da Medicina chinesa tradicional.

Um dos ramos da ciência que vem apontando a existência de uma espécie de ponte entre a mente e matéria, é a Física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender