Estudando o Tao
Parte – XXVIII
continuando...


46- "O fraco está em cima, o forte em baixo"

Quem é fraco e quem é forte?

Mil razões e motivos podem ser invocados como resposta à questão.

Acompanhemos um exemplo, de modo a nos esclarecer melhor. Imaginemos um indivíduo fraco fisicamente.

Ele apresentará, sem dúvida alguma, algum problema de saúde ou de desenvolvimento. Em suma, ele tem sua constituição física desarmônica, não equilibrada.

É comum que estas pessoas, bem como aquelas que sofrem de algum defeito inato ou adquirido, compensem estas características por outras, normalmente de caráter mental.

Com isto, acabam por se tornar excelentes artistas, escritores, criadores, etc. Por esta via, tornam-se pessoas harmônicas, felizes e produtivas.

O indivíduo forte fisicamente, também tem sua constituição desequilibrada, quando seus padrões fogem dos normais.

Por outro lado, a compensação que neste caso deveria seguir um desenvolvimento espiritual, habitualmente é relegada a um segundo plano, quando não totalmente esquecida.

Assim, de uma forma bastante simples, fica claro como os indivíduos "fracos", acabam ficando por cima e os fortes por "baixo".

E isto só aconteceu, porque um se ocupou de sua complementaridade mental e o outro se ateve aos sentidos.

O exemplo, propositadamente simples, não se aplica a todos os fracos nem a todos os fortes. Ser fraco não é pré-requisito para se atingir a sabedoria, nem ser forte uma destinação invariável para a obtusidade.

Se assim fosse o indivíduo de constituição média, seria um sábio por natureza... Só que não é bem assim.

Ser fraco é o nome paradoxal que damos àqueles que SUPERAM SUAS FALTAS físicas, mentais ou intelectuais, e mediante um processo consciente de crescimento, atingem o seu Todo, a sua PLENITUDE.

Ser forte, por analogia, é exatamente o oposto. É aquele que, por excesso de confiança em suas qualidades físicas, negam todo e qualquer esforço no sentido de seu crescimento mental ou espiritual, permanecendo assim um ser incompleto. Pense nisto...


47- "Estranhas são as palavras do sábio"

Uma frase realmente encantadora. Estranhas são as palavras do sábio.

Não sei quantos, tiveram a satisfação de conversar com um sábio, ou pelo menos com uma dessas pessoas que dizemos ter três metros de altura desses que afirmamos: este é gente!

Uma coisa fica patente: a sabedoria não é privilégio de anciãos ou de eremitas, e se encontra em todos os ramos do conhecimento humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender