Estudando o Tao
Parte – XXIX
continuando...


48- "Economize energias e estará com o Tao"

O termo energia tem sido tão usado e de forma tão indiscriminada, que passou a referir-se praticamente a tudo.

Energia de vida, energia para o trabalho, energia cósmica, energia espiritual materializada, dos cristais, das pirâmides, bioenergia, enfim quando alguém quer dar um aspecto mais "científico" ou "místico" ás suas palavras, encaixa na frase uma energia qualquer e a afirmação passa a ter um ar de certa sofisticação e até mesmo de retumbante verdade...

Na Física, energia é alguma coisa capaz de realizar um trabalho, onde trabalho significa movimento e distância.

Assim, se você pesa só um pouquinho e vai andar um quilômetro, precisará de certa quantidade de energia, retirada dos alimentos que come.

Se você é pesado, vai precisar de muito mais energia que o outro, daí ter necessidade de se alimentar mais.

Podemos então concluir, que uma pessoa que fique sentada o dia inteiro num banco do parque, vai gastar pouquíssima energia, apenas a suficiente para manter seu corpo funcionando.

Para muitas pessoas, ficar apreciando uma paisagem é um passatempo e tanto. Aí, sucede o inevitável: elas necessitam comer pouco como vimos, mas como não controlam a gula, comem desesperadamente.

O corpo não tendo onde aplicar toda essa energia, transforma-a em gordura, reservas naturais de energia, e a pessoa engorda.

Todo o nosso organismo, inclusive o aparelho mental, atinge a Harmonia quando as coisas são feitas com bom senso.

O Tao é a Ordem que traz o equilíbrio e a Harmonia. Disse­mos diversas vezes, que para resolver uma questão, devemos exercitar a MENTE VAZIA, despreocupada.

Quando, porém o problema é o corpo, o caminho mais indicado é a parcimônia no comer, evitar movimentos exagerados, músculos tensos, o trabalho em excesso, enfim, tudo o que nos solicita muita energia.

Há um limite ótimo de fluxo energético para cada pessoa, incluindo o que ela faz. O padrão pode ser aferido por uma sensação de plenitude, serenidade e equilíbrio.

Evidentemente, achar este ponto não é muito fácil e vai exigir algumas semanas de persistência. Qual o resultado?

Você acumulará progressivamente as virtudes do Tao. O que mais se pode desejar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender