Estudando o Tao
Parte – XVIII
continuando...


24- "Viver nossas tarefas é estar no Tao"

Lao-Tsé expõe com admirável concisão, uma observação milenar de sua gente: quando se está integrado, vivenciando cada instante e cada passo da tarefa que estamos executando, estamos recebendo a grande graça do Tao: a harmonia perfeita de corpo e mente.

Um bom exemplo pode ser dado pela tarefa de escrever. O escritor atua no físico (no papel, computador...) e obviamente no mental. Se naquele dia, falta-lhe inspiração, e ele se põe em wu-wei, isto é, em estado de mente despreocupada com a questão, o espaço aberto é rapidamente preenchido pelo Tao e pela resposta.

Esta interação Homem/Tao é surpreendente. Um poeta, por exemplo, animado por esta atitude, está de tal forma concentrado em cada verso, em cada palavra ou idéia, que ele acaba por penetrar no mundo mágico da intuição.

E quando isto acontece, seu verso flui equilibrado e harmonioso. Este mundo maravilhoso é o Tao. A sugestão de Lao-Tsé, de alguma forma lembra o fazer a coisa certa.

Para os que trilham o Tao, fazer a coisa certa é sentir e viver cada instante do que se esteja fazendo. Em duas palavras: serena concentração.


25- "O vazio será cheio e o incompleto será completado"

Conheci uma moça, que vivia dizendo que era incompetente, que custava a entender as coisas, que suas opiniões não tinham o menor valor, etc. Ela não era nem uma coisa nem outra.

Seria uma pessoa perfeitamente normal, não fosse esta atitude de sistemática lamentação. Creio que o que ela desejava no fundo, era se eximir da responsabilidade de tomar posições.

Para muitas pessoas, esta postura, é bastante conveniente. A alienação voluntária é incompatível com a ação social. A pessoa não se prejudica, não se expõe, mas também não participa.

Confesso que até hoje, tenho muito pouca boa vontade com esse tipo de gente. E eu explico: na maior parte das vezes, essas pessoas sabem muito bem dos assuntos que dizem ignorar.

Formam uma categoria de indivíduos desarmônicos, que vivem da mentira, do engano e do egoísmo. E dessa categoria, devemos manter prudente distância, já que pelo processo de interação, ela abala o equilíbrio que levamos muito tempo a construir.

A notável frase extraída do Tao-Te-Ching, afirma o que a esta altura já sabemos: ninguém é totalmente culto ou ignorante. Em nosso Tai-Chi, a ignorância possui a semente do conhecimento, e no lado do conhecimento, a semente da ignorância.

TODOS podem desenvolver os pontos que se acham fracos. Temos em nós, hoje, agora, plantado em algum lugar, o princípio de nossa evolução. O Tao certamente agirá, bastando que efetivamente queiramos crescer. O vazio será cheio e o incompleto será completado.


26- O sábio é sereno e modesto no falar, no pensar e no agir"

Novamente nos vem à lembrança o dito: quem sabe, não precisa dizer; quem é, não precisa ostentar. Repare neste trecho dialogado:

- Em que você é formado?

- Por que está perguntando isso?

- Porque eu cursei Pedagogia, Filosofia e Psicologia!

- Muito bem...

- Muito bem?!? E tenho ainda dois mestrados e estou terminando meu doutorado!

- Você acha mesmo que isso é o mais importante?

- Claro! Isso me coloca num patamar superior!

- Você acredita mesmo nisso?

O doutor estava furioso com o interlocutor, que mantinha uma postura muito serena. Ele próprio tinha uma formação primorosa em Universidades de primeira, além de ser mestre e doutor várias vezes. Lembra-se do que foi dito?

"O livro traz conhecimento, mas não sabedoria". Os homens verdadeiramente grandes são modestos, porque conhecem suas limitações, porque a cada coisa que aprendem, percebem que existem muito mais coisas que desconhecem.

Vamos repetir mais uma vez: modéstia não é nem humilhação nem santificação, é uma postura perante a vida, que irá retirar de sua porta invejas e malícias. O intelectual vaidoso estará sempre sujeito a roubos em sua produção e nunca, nunca será um sábio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender