Estudando o Tao
Parte – XVII
continuando...

23- "O mundo se alegra numa festa que acredita não ter fim"

Aí está um bom tema para os dias que correm. O mundo se divide em países ricos e países pobres, e nestes há uma terrível desigualdade entre os habitantes: os que são muito, muito ricos e os que são muito, muito pobres.

Não há necessidade de se valer da Economia para perceber esta verdade incontestável. Quando se fala em Ecologia e em sistemas ecológicos, pensa-se em plantas, bichos e oceanos.

Não está errado, na medida em que, de fato, a Ecologia estuda a relação dos seres vivos com o ambiente. Sucede, porém, que o ambiente sofre influência de todo o processo econômico e tecnológico.

Assim, não podemos deixar de incluir nos estudos ecológicos, todas as mazelas sociais, políticas e econômicas que circulam por este planeta.

Acabaremos por ter um tipo de Ecologia mais abrangente, holística, que não será nada bonita de se ver ou de se pensar. Infelizmente, porém, esta é que é a realidade.

O Tao, como Ordem harmônica, acaba realizando exatamente o que o homem sugere: ao tempo em que um país se torna rico, alguns outros ficarão pobres; há violência dos bandidos e a contra-partida da polícia; homem contra a natureza e a natureza contra o homem.

O planeta precisa subsistir, e para subsistir é fundamental que as forças atuantes estejam em equilíbrio harmônico. Esta Lei que estamos estudando, chamada Tao, promove a cada instante o necessário reequilíbrio, para que a Ordem cósmica continue existindo.

Nem sempre o resultado vai agradar a mim ou a você. No entanto é inexorável. Ao contrário da idéia ocidental do Deus bondoso e provedor, o Tao oriental, é IMPLACAVELMENTE JUSTO e infinitamente eficiente.

Foi dado ao homem o livre arbítrio e, de uma forma ou de outra, ele o usa. Destrua-se uma floresta e a harmonia se restabelecerá em forma de deserto.

Assuntos como a dívida externa de um país, são por vezes abordados ingenuamente, como se alguém pudesse manipular impunemente, à sua vontade, o sistema financeiro mundial, que por sua vez está amarrado a esta grande Ecologia.

Não há nada que se faça de bom ou de mau, que não resulte na geração de um fato que invariavelmente harmonizará a atitude tomada. Esta é a Lei, a maior das Leis: o próprio Tao.

O Tao está presente em todos os atos, fatos e pensamentos do homem, bem como nos movimentos naturais dos rios, oceanos, planetas, galáxias, átomos...

Nada escapa ao Tao. Até porque este é seu papel. Poderíamos pelo exposto, supor que as coisas no geral, estão negativas?

A resposta é não. Elas estão positivas na metade deste composto chamado Tai-Chi, e negativas na outra metade. E será possível reverter o processo?

A resposta agora é sim. Bastaria num primeiro instante, buscar uma forma de aniquilar os grandes desequilíbrios econômicos e sociais. E isto não é nada fácil; afinal o Ta-Chi que representa a situação mundial, está constituído de elementos poluídos pelos próprios homens nestes séculos de insensatez.

E continuaria sendo deficiente, à solução violenta. Lembremos que há SEMPRE contra-partida. Quando se busca o aprimoramento pessoal, o que estamos promovendo, é a realização de nosso micro-cosmos, nosso EU superior equilibrado.

Certamente nossa atitude vai ter reflexo em nosso entorno. Tão certo quanto dois mais dois são quatro. Por extensão, um grande movimento mundial em favor da paz (harmonia), tendo necessariamente que passar pela idéia expressa no Tai-Chi, resultaria no aprimoramento do macro-cosmos planetário.

Enquanto isto, a vida mundana é um eterno gozo para os que estão em cima da Roda da Fortuna, e uma permanente maldição para os que estão em baixo.

Deveríamos ter a necessária humildade e compreensão de que este processo é dinâmico. A posição da Roda será diferente daqui a um segundo, talvez não para todo o planeta, mas com toda a certeza para alguns.

Se você pode contribuir de alguma forma para melhorar o quadro, faça-o, nem que seja aprimorando-se em equilíbrio e serenidade, em atos e pensamentos. Será um trabalho solitário com resultados sociais imediatos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender