Estudando o Tao
Parte – XIX
continuando...


27- "Aquele que se vangloria, não será reconhecido"

Há no mundo, uma luta constante por alcançar postos, status e coisas assim. E depois de alcançados, começa uma nova batalha que é a de permanecer ou de preferência subir mais um degrau na escala social.

O homem nunca se dá por satisfeito. Muitos usam de recursos absolutamente abjetos, outros utilizam as habilidades, muito aplaudidas, da diplomacia. Os menos criativos armam intrigas com o mesmo objetivo.

O ambiente de trabalho propicia a existência de uma oficina muito especial onde é forjada uma moral peculiar: a do relacionamento da escalada.

As pessoas que conhecem bem o organograma informal da empresa, isto é, quem de fato manda em quem, manipulam com rara destreza as espadas da maledicência, jogando para um canto qualquer, algum resto de ética que eventualmente ainda mantinham guardado.

Aquele que chama muita atenção sobre si estará colhendo rapidamente o que ele mesmo plantou: a rejeição e o repúdio. É uma questão de tempo.


28- "Ajude os que desejam ajuda"

A persistência é um dos fundamentos em que se baseia o desenvolvimento pessoal. Não é por outra razão, que o Tao-Te-Ching, repete com regularidade alguns de seus ensinamentos, como é o caso do par complementar - desejar e querer.

Penalizado com a sorte de um mendigo, um homem que costumava dar esmolas, decide não lhe dar nenhuma, pois pensa: se eu der dinheiro, ele ficará tão mal acostumado, que jamais sairá desta terrível situação.

Trata então de explicar ao pobre miserável, porque não daria a esmola que lhe fora solicitada. O mendigo, furibundo, esbraveja e impreca contra o mundo. A ele, o dinheiro é que era importante naquele momento. Deixar de mendigar, bem, isso era outra coisa.

Certa vez um amigo meu, homem de grande sensibilidade, me disse o seguinte: "Nunca tenha pena de ninguém".

Vendo o meu espanto, ele explicou: "Se você vê um cego querendo atravessar a rua, o que você deve fazer é ajudá-lo a atravessar. Ficar com pena e não fazer mais nada, é uma forma disfarçada de diminuir seu sentimento de culpa.

Para o cego, a atitude de neutralidade da pena, não vai adiantar nada, pelo contrário, a espera o tornará mais amargo. E prosseguiu:

É evidente que as pessoas sempre sentirão pena numa ou noutra situação. O que estou tentando dizer, é que ter dó de alguém, por si só, não tem maiores méritos. Se você PODE ajudar, não deixe de fazê-lo. Isto sim é fazer a coisa certa.


29- "À força do masculino deve se unir a flexibilidade do feminino, pois aí está a harmonia do Tao"

Lembremos que no Tai-Chi, tanto o Yang quanto o Yin, representam apenas metade daquilo que está sendo analisado. Qualquer situação pode ser definida por pares opostos ou complementares.

Um problema, uma doença, uma questão econômica, assuntos macro ou microscópicos. O Tao, Ordem harmônica de todo o Universo, pode ser sintetizado nesta figura magnífica.

O que a citação diz, é confirmar a necessidade do equilíbrio, para que tudo continue existindo em Harmonia.

O fato de que o Tao age em nossos corpos e mentes e que, a sua atuação é percebida nas coisas que nos cercam, faz com que algumas pessoas tenham a idéia de que se escolheu um nome mágico, para explicar o óbvio - se você se exercita na serenidade, a sua pacificação interna vem como resultado lógico, numa espécie de causa e efeito.

O Tao não seria então mais do que uma bengala psicológica. Só que não é isto. O Tao é uma Ordem, uma origem e um fim, mas principalmente, é o conceito equilibrador de tudo que existiu, existe e existirá.

É um conceito disperso e atuante em todos os lugares, em todos os tempos e em todas as dimensões. Creio que se o Tao fosse algo tão evidente e limitado, não teriam sido escritas obras do porte do Tao-Te-Ching, nem sido erigidas ciências e terapias respeitadas e que se baseiam unicamente em suas virtudes.

No dia em que tivermos nos exercitado o suficiente no Tai-Chi, de forma a visualizarmos imediatamente os componentes de uma questão qualquer, estaremos a um passo de realizações mágicas e certamente de uma grande sabedoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender