Estudando o Tao
Parte – VIII
continuando...

O Tao não tem uma estrutura, nem atributos que possam ser medidos por nenhum instrumento conhecido. No entanto, seus efeitos são sentidos todos os dias, a cada momento, em milhares de pessoas pelo mundo afora.

Fatos comuns como encontrar a melhor solução para uma questão financeira, é obtida através de certas características do Tao. Curar uma simples dor de cabeça é conseguida com grande facilidade por qualquer pessoa que conheça um mínimo da ação do Tao.

Quando um chinês pratica conscientemente seu Tai-Chi-Chuan diário, ele sabe que vai se aperfeiçoar em seu todo. Os médicos acupunturistas, estão utilizando a todo instante as virtudes do Tao. Os adivinhos que desenvolvem seu trabalho nas ruas chinesas, fazem suas previsões baseadas no I-Ching, que é puro Tao.

Na verdade, o Universo todo está tomado pelo Tao; de um buraco negro a uma imensa galáxia, do vírus a um animal, de um animal ao homem. O assunto é por, demais sério para ser julgado seja pelas regras dos cientistas, seja por vagos critérios metafísicos ou parapsicológicos.

Muita gente prefere em assuntos como este do Tao, ficar com suas próprias idéias. Não é fundamental que as pessoas aceitem ou não sua exposição. O mais importante, é que ao expô-la, sempre haverá alguém que se beneficiará com ela. Neste momento, por coerência, estaremos considerando o assunto Tao, como pertencente à classe da ciência paralógica.


PALAVRAS DE SABEDORIA

Chegamos às citações contidas no Tao-Te-Ching, e estaremos comentando cada uma delas. As palavras de Lao-Tsé, se referem a diversos assuntos de nossa vida diária, tais como valores éticos, trabalho, relacionamento interpessoal, assim como esclarecimentos fundamentais sobre o Tao, seus atributos e a maneira como devemos agir de forma a obter seus benefícios.

Seja qual for seu objetivo ao estudar o Tao, será uma aventura fascinante penetrar no pensamento oriental, e ver o que eles pensam e sentem, além de nos preparar a trilha, se assim o desejarmos, que certamente nos levará a uma vida mais rica e harmoniosa. Então vamos a elas...

1 - "O caminho que se pode seguir, não leva ao Tao"

Normalmente as pessoas que buscam o aperfeiçoamento pessoal, se utilizam de livros e orientadores que estão de tal forma ligados às coisas do mundo, que esquecem que para viver no Tao, isto é inútil, pois o verdadeiro caminho passa muito mais pela intuição do que pela razão.


2 - "Para estarmos no Tao, devemos suprimir os nossos desejos"

Esta é uma clássica afirmação oriental. E faz muito sentido. Passamos a vida desejando coisas e almejando o beneplácito dos outros em relação a nós. Desejamos objetos e bens materiais. Enfim, somos um poço de desejos.

Como existem milhões de pessoas, é perfeitamente natural que muitas desejem a mesma coisa. A possibilidade que venhamos a conseguir exatamente o que queremos é, portanto, bastante remota.

Quando finalmente conseguimos o que queríamos, ficamos frustrados, porque o nosso desejo - não era bem esse. E aí nascem três coisas: uma frustração, um novo desejo, e um sentimento negativo em relação a alguma pessoa.

Todas essas coisas, ensina a psicologia, à medida que se acumulam, acabam gerando tensão e angústia. Da mesma forma, desejos mal satisfeitos, podem nos deixar nas mãos uma porção de coisas que depois de algum tempo não fazem mais sentido.

E aí, você se vê na contingência de optar por delas. Sua vida passa a ser gerida pelas coisas e não mais por você. Parece então prudente, que nos reeducássemos de tal forma, que nossos desejos fossem voltados à efetiva necessidade. Menos desejos, menor possibilidade de sofrimento.

Amanhã continuaremos, afinal, são 50 às citações e teremos um longo caminho pela frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender