Estudando o Tao
Parte – IX
continuando...


3 -"O sábio faz sem fazer e ensina sem falar!"

Que afirmação espantosa! O sábio faz sem fazer e ensina sem falar. Que significam essas estranhas palavras?

Num dos lados do Tai-Chi está o fazer e no outro, o não fazer. Ao optar pelo não fazer, o sábio na verdade, não está se escusando da realização. Não fazer e obter resultados, é uma das coisas mais incríveis do Tao.

Como isso é possivel? Através de uma atitude mental denominada wu-wei ou mente vazia. O indivíduo não deixa de agir por preguiça ou alienação, pelo contrário, ao esvaziar sua mente das preocupações com a questão, fica aberto o espaço para que o Tao atue, conseguindo o melhor resultado possível.

Anote, pois, isso é muito importante! Às vezes antes de uma exame, resolvemos esquecer e relaxar, ou então esperar que um sonho nos revele a solução de um problema.

Isto é uma forma muito eficiente do wu-wei. Quanto mais você exercita a mente serena, mais questões podem ser resolvidas pela ação do Tao.

Ele só pede que sua mente esteja o mais tranquila que for possível. A ação do Tao sendo reequilibrante, restabelece a harmonia entre os dois lados do Tai-Chi, vale dizer, da questão em pauta.

No caso do exame, dá o conhecimento que complementa o desconhecimento. Um sábio seria então, aquele que domina de tal forma essa arte, que poucas vezes precisa interferir pessoalmente.

De maneira idêntica, diz o verso que ele ensina sem falar. Aqui, a expressão diz respeito ao ensinar pelo exemplo. É, portanto, fundamental que os homens na posição de mando tenham um comportamento exemplar.

A ação do Tao, esta Ordem universal e harmônica, se faz sentir por nossas atitudes e comportamento. Há, portanto um pré-requisito para que o Tao atue e resolva ou aponte a correta direção da questão:

Temos que manter um comportamento físico e mental o mais sereno e tranqüilo que pudermos. Não é tão difícil assim e é agradável.

Nos pequenos casos, uma simples relaxada é suficiente. Nos grandes casos, é preciso um maior afastamento mental da questão. Isto só pode parecer incrível para quem ainda não viu a coisa funcionando.

Para os ocidentais, parece estranho que o Tao não espere que você o bajule com orações, ofertas ou coisas do gênero. Não há necessidade de intermináveis sessões de relaxamento nem de extravagantes posturas físicas e mentais.

Só é preciso que você relaxe um pouco os músculos, andando ou parado, e desligue por alguns segundos o interruptor da mente.

Se você fizer isto os primeiros resultados se farão sentir - acreditando ou não no Tao. Você não precisa abdicar de suas idéias filosóficas, políticas ou religiosas.

Tao não é Deus nem é uma religião. Tao é uma Lei universal, que não depende de nenhuma espécie de adoração ou fanatismo.

Pelo contrário, a ação do Tao se faz sentir com mais rapidez naquelas pessoas inflexíveis que resolvem a ele recorrer, o que evidentemente não é coisa muito comum.

É como uma febre de 4O graus que baixa com mais facilidade que uma de 37. Para o Tao, gente é gente sempre, não havendo bons nem maus, porque este julgamento é determinado pelas Leis do homem.

O papel do Tao é reequilibrar todas as coisas, não é sua tarefa premiar ou castigar. O Tao também cura doenças? Perguntaram-me um dia. Sim, é evidente, pois uma doença é um sintoma de desarmonia. Como ele faz? Ele não faz, simplesmente acontece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender