Segunda-feira, 22 de Outubro de 2007 – às 06hs53min de mais uma semana que se inicia, nublada, suplicando por uma chuva que se recusa cair do céu. Enquanto isso, nós continuamos...

A Instabilidade da Mente.

Como alguma coisa pode permanecer estável em uma mente, quando ela mesma não é estável?
Como posso tornar minha mente estável?

Como pode uma mente instável tornar-se a si mesma estável? É claro que não pode. É natureza da mente ficar vagando. Tudo que se pode fazer é deslocar o foco da consciência para além da mente.

Recuse todos os pensamentos, exceto um: o pensamento "Eu Sou". A mente se rebelará no início, mas com paciência e perseverança, ela irá render-se e ficar quieta. Uma vez quieta, as coisas começarão a acontecer espontânea e naturalmente, sem nenhuma interferência da sua parte.

Como podemos evitar esta batalha com a nossa mente?

Apenas viva sua vida da maneira como ela se apresenta, mas fique alerta, vigilante, permitindo que cada coisa aconteça da maneira que acontecer, fazendo as coisas naturais de um jeito natural, sofrendo, regozijando-se, da forma como as coisas vierem. Esta também é uma maneira.

Você pode ser feliz ou não, a escolha é sua.

A verdadeira felicidade não pode ser encontrada em coisas que mudam e se vão. Prazer e dor se alternam inexoravelmente. A felicidade vem da sua verdadeira natureza e pode ser encontrada somente nela. Encontre a sua verdadeira natureza e tudo mais virá com ela.

Por vezes sinto que a minha verdadeira natureza é paz e amor, por que ela me parece tão inquieta, tão agitada?

Não é seu ser real que é agitado, mas seu reflexo na mente é que parece agitado, pois a mente é agitada. É como o reflexo da lua na água movimentada pelo vento. O vento do desejo agita a mente e o "eu", que nada mais é do que o reflexo da verdadeira natureza na mente, parece mutável. Mas essas idéias de movimento, inquietação, prazer e dor estão todas na mente. A verdadeira natureza está além da mente, consciente, mas sem envolvimento.

Você é a sua verdadeira natureza, aqui e agora. Deixe a mente em paz, fique consciente, não se envolva e você irá perceber que permanecer alerta, mas desprendido, assistindo os acontecimentos indo e vindo, é um aspecto da sua natureza real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender