A Instabilidade da Mente...

Segunda-feira, 22 de outubro de 2007. Mais uma semana que se inicia, nublada, suplicando por uma chuva que não cai. Enquanto isso, nós continuamos a refletir.

A Instabilidade da Mente

Como algo pode permanecer estável em uma mente que, por natureza, é instável? Como podemos torná-la estável se ela vive vagando? É impossível que a mente se estabilize por conta própria. A única solução é mover o foco da consciência para além dela.

Uma forma de fazer isso é recusar todos os pensamentos, exceto um: o pensamento "Eu Sou". A mente pode se rebelar no início, mas com paciência e perseverança, ela se renderá e ficará quieta. Uma vez quieta, as coisas começarão a acontecer de forma espontânea e natural, sem a sua interferência.

Como Evitar a Batalha com a Mente?

Outra maneira de encontrar a paz é simplesmente viver sua vida como ela se apresenta, mantendo-se alerta e vigilante. Permita que cada coisa aconteça da forma que for, fazendo o que é natural de um jeito natural. Sofrer e se regozijar, aceitando o que vier.

A verdadeira felicidade não pode ser encontrada em coisas que mudam e desaparecem. Prazer e dor se alternam incessantemente. A felicidade vem da sua verdadeira natureza e só pode ser encontrada nela. Encontre sua verdadeira natureza e tudo o mais virá com ela.

Por que minha natureza parece tão inquieta?

Não é o seu ser real que é inquieto, mas sim o seu reflexo na mente. A mente é agitada. É como o reflexo da lua na água que se move com o vento. 

O "eu", que é o reflexo de sua verdadeira natureza na mente, parece mutável. No entanto, essas ideias de movimento, inquietação, prazer e dor estão todas na mente. A verdadeira natureza está além da mente: ela é consciente, mas sem envolvimento.

Você já é sua verdadeira natureza, aqui e agora. Deixe a mente em paz, mantenha-se consciente e desapegado. Ao observar os acontecimentos vindo e indo, você perceberá que permanecer alerta e desprendido é um aspecto de sua natureza real.

 

"Se essa mensagem tocou você, compartilhe com quem pode estar precisando."

m. trozidio

conheça meus livros




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu novo livro...

Sabias palavras chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender...