Estudando o Tao
Parte - V


Ontem falamos sobre os atributos do Tao, e ficamos de analisá-los um a um.

O Tao é uma Ordem
O Tao é universal
O Tao é cósmico
O Tao é harmônico
O Tao é harmonizante

Analisando cada um desses atributos:


O TAO É UMA ORDEM

Ordem aqui tem um sentido de Lei. Só que não é uma Lei comum. É uma Lei de cuja origem não se tem notícia, mas que vem funcionando antes que o mundo fosse mundo, ou que o Universo fosse Universo.

Assim, para muitos poderá dar a impressão que o Tao é Deus, ou um atributo de Deus. Esta idéia não é correta por uma simples razão: em nossa maneira de pensar, Deus é antropomórfico, ou seja, tem suas preocupações centradas no Homem.

Esta é sua grande preocupação de acordo com o homem ocidental. Como o Tao não possui tal característica, não pode ser considerado Deus, pelo menos um Deus pessoal.

Quanto a ser um de Seus atributos, nada parece impedir que o imaginemos desta forma. Isto, aliás, não fará diferença nem para o Tao nem para Deus.

Uma Lei feita pelo homem, pode ser justa ou não, certa ou errada, boa ou má. Pode inclusive ser obedecida ou não. Uma Lei natural, como por exemplo, a Lei da Gravidade, tem mais extensão. Ela atua, ao que se saiba, em todo o Universo.

Nenhum planeta poderá deixar de cumpri-la. Nenhuma galáxia deixará de sentir sua mão forte. No entanto, a gravidade não se aplica a certas coisas mais sutis, como por exemplo, o pensamento. Não temos conhecimento de uma balança que marque o peso de uma idéia.

Uma Ordem tem outra conotação: ela se aplica a tudo o que existe, gente, animais, pensamentos e estrelas. Ninguém a pode desconhecer, porque ela está acima de qualquer coisa.

Ela não manda, nem os outros a obedecem. Uma Ordem não é uma Lei. De alguma forma foi estabelecido que assim seria. Não importa quem estabeleceu; digamos simplesmente, que uma Ordem é assim por definição.

A ação do Tao é completa, pois ela não é sentida apenas por esta ou aquela categoria de seres ou coisas. Sua atividade foi, é, e será percebida por tudo e por todos, nos tempos que já se foram, nos que são e naqueles que estão por vir. Isto é o que caracteriza uma Ordem universal. E o Tao é uma Ordem.


O TAO É UNIVERSAL

No dicionário encontramos: universal - relativo ao Universo. E Universo? Para não tornar as coisas muito complicadas, vamos dizer que nosso Universo, é o conjunto constituído pelos corpos celestes (planetas, cometas, estrelas...) e pelo espaço que eles ocupam.

Assim, o fato do Tao ser universal, significa que sua ação se dá em todo o Universo. De uma ponta à outra. Tudo e todos que estão neste Universo, ficam sujeitos à Ordem do Tao.

Este atributo se estende a outros eventuais Universos e dimensões. Nada lhe escapa. O Tao estava presente antes do começo, e estará depois do fim. O Tao atua no passado, no presente e no futuro, ao mesmo tempo.

Imagine o Universo e todos os seus fatos, amarrados como uma imensa rede de pesca. Esta rede se estende em todas as direções, em todos os níveis e em todos os tempos.

Como cada fato está em um nó todos os pontos mantém algum tipo de relação. É o Tao que mantém a Unidade desta fantástica rede. Ao mesmo tempo, o Tao é a própria rede. Por esta característica tão singular, entre outras coisas possíveis de serem feitas pelo Tao, está a solução de problemas e situações desarmônicas.

Ora, a melhor solução para uma determinada questão, pode estar localizada no passado, em algum fato que não foi devidamente registrado. Se não consta em livros ou outros documentos, jamais encontraremos a solução, a melhor solução.

Se for algo que não aconteceu no passado, pode exigir um tipo de manobra de torção no tempo e no espaço, que seria tirar a resposta do futuro, e aplicar no presente. Não sabemos como isto se faz, mas o Tao sabe.


Um exemplo disso é quando pensamos em alguém, e a pessoa logo nos telefona. Toda hora esta manobra acontece.

Um dos fatores claramente distinguíveis no Tao, em relação a qualquer outro conceito ou entidade, está na sua ação e se dá tanto sobre elementos materiais, como nos sutis.

Vale dizer: corpos que de alguma forma podem ser medidos e avaliados, e aqueles que transcendem as regras da Física, como os imponderáveis, incluindo aí os pensamentos.

Neste aspecto, o Tao é insuperável. Então eu pergunto: poderíamos chamar este atributo de onipotência? Sim, poderíamos. O uso dessa palavra, entretanto, não seria a melhor escolha.
Pode ser também, que nosso idioma não tenha uma palavra pronta para explicar corretamente as categorias abrangidas pelo Tao.

Aceitemos este termo, para não nos alongarmos desnecessariamente. O mais importante, é ter em mente esta qualidade do Tao. Em que tipo de situação, encontramos a atividade do Tao? Em todas, literalmente em todas.


TAI-CHI

O símbolo chamado Tai-Chi (círculo dividido em duas partes), mostra que toda situação é dual, isto é, constituída de duas partes opostas e complementares.

Numa guerra, encontramos a própria guerra, complementada pela paz. Num romance, o amor e o não-amor.

Em alguma idéia que estejamos desenvolvendo, vamos ter, quem sabe, a criatividade e a falta de imaginação. São pares opostos, mas que se complementam, para dar unidade e existência a tal situação.

Ora, vimos anteriormente que o Tao tem como campo de ação todos os espaços, categorias e situações. No Tai-Chi, podemos visualizar a ação corretiva do Tao.

Como qualquer problema pode ser expresso por um Tai-Chi, a análise correta de seus pares, nos indica o caminho a tomar, primeiro passo para a ação rearmonizadora do Tao.

De uma simples dor de cabeça a um lance de criação artística ou a compreensão do nascimento e morte de uma estrela. Até que ponto mínimo, ou profundidade máxima, vai à ação do Tao?

Naquilo que se refere à matéria, o nível inferior está abaixo do das partículas sub-atômicas. E o superior, além dos confins do Universo.

Um bom termo para designar esta dispersão do Tao, é - difuso. O Tao é difuso, ele se espalha de todas as regiões, para todos os locais, não importando seu tamanho.

Imagine esta característica, como se fosse uma substância muito volátil, como o éter, por exemplo, penetrando em todos os pequeninos espaços. Assim, o Tao alcança todos os menores elementos e, é claro, os maiores também.

Na verdade teria que ser assim mesmo, pois os grandes são feitos dos pequenos, e o menor, dos menores ainda. Quando a ciência acha uma nova partícula, o Tao já está lá.

Ele não se adiantou, porque sempre esteve ali. Os grandes problemas do Universo e de suas Leis são tão complexos, que sequer podemos imaginar sua natureza.

Sendo o Tao um solucionador de problemas, todas suas características e atributos, são inimagináveis. De fato, não há palavras para os descrever, e esta é a razão para estarmos dando voltas e mais voltas, para tentar explicar pela razão, fatos que seriam imediatamente compreendidos pela intuição.


O TAO É COSMICO

O termo cósmico está muito desgastado. Há uma tendência quase natural, de se considerar cósmico o mesmo que universal. De fato, até em bons dicionários encontramos tal definição, o que não quer dizer que eles sejam infalíveis. E não são.

Cosmos é um Universo organizado, ao contrário do Caos, que é um Universo desorganizado. Isto significa o seguinte: num Universo organizado, cósmico, todos os planetas, cometas, estrelas, estão dispostos segundo determinadas Leis naturais.

Um não invade o espaço do outro, caso contrário, teríamos uma enorme catástrofe. Explosões, fogo, um verdadeiro inferno...

No Caos, reina a confusão. Ninguém obedece a nada. Cada qual tem sua própria Lei. Todos têm plena liberdade, e fazem uso dela indiscriminadamente.

Desta liberalidade, resulta uma enorme balbúrdia. Imagine uma sociedade onde cada qual fizesse o que lhe viesse à cabeça, não importando seu vizinho. Tudo viraria um Caos.

Neste sentido, a palavra é muito bem empregada, como sinônimo de grande ou total confusão. Um Universo caótico é isto, mas em enormes proporções.

Na verdade, o Caos é apenas uma idéia, porque realmente ele não existe. Para existir, seria necessário que ele tivesse alguma lógica, e nesse caso, deixaria de ser Caos e seria um Cosmos.
Guarde bem isto: todas as coisas devem ter um mínimo de organização para poder existir, ou inversamente, tudo o que existe, é organizado.

O nosso Universo é cósmico, simplesmente porque ele existe. E por mais confuso que você o possa julgar, ele continua sendo cósmico. Mesmo que a paz não reine absoluta em nossos mundos, ele está aí para quem quiser ver.

Nosso Universo tem lá seus pecados, o que não o impede de continuar existindo. E isto vem acontecendo há bilhões e bilhões de anos. Imagine um pacote comum de arroz. Os grãos apresentam-se mais ou menos enfileirados, como se obedecessem a uma seqüência.

Agora, corte o pacote e deixe o arroz fazer o que ele bem entenda. O chão ficará cheio de grãos por todos os cantos: um verdadeiro Caos. Organizar este Caos, vai dar um enorme trabalho.

Se a quantidade for muita, digamos um verdadeiro celeiro, você gastaria a vida toda para repô-lo em seu lugar. Se fosse mais ainda, uma quantidade tão grande como o Universo, ninguém iria conseguir dar conta da tarefa. Teria que ser algum tipo de super-homem ou deus.

Organizar todo o Universo e mantê-lo funcionando harmonicamente, é tarefa do Tao. Cada vez que alguma coisa sai fora do lugar, instantaneamente o Tao providencia algo para tomar o espaço que ficou vago.

Às vezes pode demorar algum tempo para um gás preencher o vazio deixado por uma estrela que explodiu. A providência, no entanto, foi tomada no ato da explosão.

Esta é a razão porque todas as coisas estão sempre mudando. Se você fotografar o Universo, uma fração de segundo depois ele já não será mais o mesmo.

Há sempre algo ocorrendo e que provoca um desequilíbrio, seguido de uma ação do Tao, que faz tudo voltar ao normal por assim dizer. Até em nossas menores ações, existe o inevitável fato da quebra do equilíbrio existente e do conseqüente reequilíbrio, provido pelo Tao.

Imagine o Universo como se fosse feito de espuma de sabão. Nunca será o mesmo de agora, nem de ontem, nem amanhã, nem nunca.


O TAO É HARMÔNICO

Harmonia é o mesmo que entrosamento das partes, sensação de bem estar. Lembra sempre coisas boas e agradáveis - sons harmônicos, viver em harmonia.

Há um falso parentesco entre cósmico e harmônico, já que tudo que é harmônico é cósmico, mas o contrário não é verdadeiro.

Por exemplo:
O Universo como um todo, é cósmico, isto é, organizado, mas não é necessariamente harmônico. Algumas partes são, outras não. Uma parte compensa o desequilíbrio da outra.

Para que fique mais claro o que queremos dizer, imagine uma platéia de teatro. Há uma Ordem cósmica imposta pela disposição das poltronas. Se, além disso, todos estivessem gostando da peça, coexistiriam o cósmico e o harmônico.

Em nosso texto, cósmico e harmônico andarão sempre juntos. Quando dizemos que o Tao é harmônico, estamos afirmando que ele é perfeito em si. Diz-se com freqüência, que ninguém pode dar o que não tem.

Como é possível dar amor aquele que não tem um mínimo de auto-estima? Pense bem como isto faz sentido.

Um simples comprimido para dor de cabeça, deverá ser intrinsecamente harmônico; deverá conter em si um tal equilíbrio, que possa ser transmitido ao paciente.

Muito embora esta reflexão tenha mais um caráter filosófico do que bioquímico, imagine como seria mais fácil compreender certos fenômenos se não estivéssemos tão amarrados à racionalidade.

À razão se contrapõe a intuição, como a equilibrar o conjunto do pensamento. Não é, portanto, despropositada a sugestão de que ao lógico, seja somada a expressão do intuitivo, quanto mais não seja, até por uma questão de buscar uma solução mais completa, mais harmônica.


O TAO É HARMONIZANTE

Um dos atributos mais notáveis do Tao, é sua ação reequilibradora ou harmonizante. Para melhor visualizar a ação do Tao e fortalecer seu permanente entendimento, o uso do Tai-Chi é insuperável.

Vejamos como o Tai-Chi é constituído:

Ele tem a forma de um círculo e é dividido em duas partes; uma parte branca, e uma preta. Este desenho, simboliza uma situação harmônica, onde o fato ali mostrado, está em perfeito equilíbrio.

Qualquer aumento, num dos lados, resultará em um estado desarmônico, problemático. Em compensação, nos apontará a solução, que estará sempre no outro lado.
Se você usa o Tai-Chi em forma de medalha pendurada no pescoço, sem saber muito bem o que significa, ficará muito mais feliz quando passar a entende-lo melhor e, quem sabe, guiar sua vida pelas idéias que ele simboliza.

A propósito, o Tai-Chi não é um amuleto, nem é mágico e nem deve ser usado como se o fosse. Ele é simplesmente um lembrete, tal como uma Cruz ou uma Estrela de Davi, que não devem ser confundidas como peças milagrosas.
Observemos com mais atenção ainda o Tai-Chi. Inicialmente o círculo externo. O círculo em diversas religiões ou correntes de pensamento, que significam a unidade.

De fato, o Tao tem completa independência, é totalmente auto-suficiente e auto-regulado. É, portanto a própria Unidade.

Em seguida nota-se que o círculo está dividido em duas partes iguais chamadas Yang e Yin, representando respectivamente o ativo e o receptivo, a dia e a noite, ou quaisquer outros opostos harmônicos ou complementares, dos quais se compõe uma determinada questão.

Cada uma destas partes possui um pequeno círculo da cor oposta. Na parte branca há um ponto preto e vice-versa. Estes pontos representam a semente de seu complemento.

Se no Tai-Chi, o branco está representando por exemplo, uma situação de paz, o preto estará significando a guerra. A semente da guerra está sempre plantada numa situação de paz, da mesma forma como uma situação de guerra apresenta sempre a possibilidade de paz - uma só pode acontecer quando existe a outra.

As duas partes juntas se unem formando a questão guerra /paz. De fato, quando pode ocorrer isto que chamamos de paz? Quando existe uma guerra. Por seu turno o que pode quebrar a paz? Uma guerra.

Amanhã continuaremos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender