Estudando o Tao
Parte - IV


Continuando com os estudos do Tao-Te-Ching - encontramos em outra parte: “O Tao não tem extensão, no entanto está em todas as partes”.

Como compreender este paradoxo? Conterá alguma verdade esta estranha afirmação? Sim, contém. É tão verdade quanto um mais um é igual a dois. É verdade, porque esta é a verdade axiomática do Tao. Não há nada o que provar.

Isto me lembra as horas de sono perdidas por sonhadores de todo o mundo, em todos os tempos; aqueles que até hoje tentam provar racionalmente que Deus existe.

Creio que é mais fácil listar os atributos divinos ou a origem dos números primos, do que procurar a resposta a este tolo e ocioso problema. Se você acredita em Deus, então ele existe.

Uma simples gota d’água serve como prova. Se você não acredita, nem toda a fantástica energia irradiada no Universo conseguiria mudar sua opinião.

E o Tao? Se não pudermos defini-lo ou estabelecer seus atributos, o que podemos então fazer? O que podemos fazer, é exatamente definir e atribuir. Paradoxal outra vez? Nem tanto.

Para os ocidentais é fundamental. Tudo precisa ser devidamente definido e explicado. Esta é nossa mentalidade, nossa maneira de ver as coisas. Estamos acostumados a muitos séculos de pensamento racional e lógico. Assim, enquanto não definirmos o Tao, ele não existe.

É mais ou menos como o ornitorrinco, um pequeno animal australiano que tem bico de pato, põe ovos e é mamífero. Enquanto você não vê uma fotografia, não segura o bichinho, simplesmente ele não existe. A mente se recusa a acreditar em tal aberração. No entanto o animal está lá, à sua disposição. Enquanto não obtivermos uma prova cabal da existência do ornitorrinco, ele simplesmente não existe. Continuará sendo um mito.

“O Tao é uma Ordem universal e cósmica, harmônica e harmonizante”.
Comecemos por fazer uma análise desta definição, bem como das qualidades atribuídas ao Tao.

Preste atenção nas afirmações que se seguem:

“Se há alguém que deva ser curado, o Tao cura”.

O remédio atua, mas é o Tao que cura.

“Se há alguma coisa que deva ser ajustada, o Tao ajusta”.

As Leis da natureza atuam, mas é o Tao que ajusta.

“Se há uma guerra que deva ser pacificada, o Tao pacifica”.

As intenções se mostram, mas é o Tao que pacifica.

Note o verbo - dever. Existem coisas e pessoas que devem ser curadas ou ajustadas, e existem as que - precisam. O ação do Tao, se faz sentir particularmente naqueles que devem ou querem, pois este é um pré-requisito básico para a que o Tao aja.
São atributos ou características do Tao:

O Tao é uma Ordem
O Tao é universal
O Tao é cósmico
O Tao é harmônico
O Tao é harmonizante

Amanhã, sem pressa e com cuidado, vamos ver cada uma destas qualidades. Ao fim, consolidamos tudo, e teremos uma idéia bastante boa do Tao. Será uma parte um pouco mais longa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender