Estudando o TAO
Parte – III

O Tao-Te-Ching foi traduzido para uma centena de idiomas e em muitos lugares é considerado sagrado. Lao-Tsé viveu há uns 26OO anos e segundo a tradição era o sábio entre os sábios e filósofo de todos, muitas vezes comparado ao próprio Confúcio.

Algumas pessoas, por outro lado, dizem que ele não existiu, que é uma figura mitológica. Mesmo que fosse verdade, e dizem o mesmo de Shakespeare, que importância isto teria?

O livro aí está, vivo e atual. Seus preceitos valem hoje, o mesmo que valiam na época em que foi escrito. Ninguém precisa reverenciar a figura deste pensador universal. E pelo que sabemos da Leitura do livro, ele detestaria isto. Era um homem que cultivava a modéstia, não por que desconhecesse as coisas, pelo contrário, porque sabia muito.

Nas diversas traduções, os versos são habitualmente seguidos por comentários do tradutor. O mesmo processo de notas esclarecedoras encontramos no I-Ching, outro livro muito antigo e famoso.

Estes comentários tornam-se particularmente valiosos, porque muitos ideogramas chineses se prestam a diversas interpretações. É natural, portanto, que o trabalho de Lao-Tsé tenha tantas traduções.

Mas afinal, o que pode conter um livro de cem páginas que promova tal revolução nos costumes e pensamentos?

Na verdade não seriam necessárias sequer as cem páginas, pois o que Lao-Tsé expunha logo nas primeiras palavras, ele mexia profundamente com conceitos milenarmente impostos ao povo chinês pelos poderosos, aos quais, de uma ou de outra forma, interessava que permanecessem intocados.

Esta tomada de posição era muito perigosa, apesar de Lao-Tsé ter tido uma vida bastante pacífica. Suas palavras simples e serenas expunham, à perfeição, as mazelas que pressionavam o povo e a nação.

Sua arma não era nem a religião, nem a política, mas a filosofia. O tema básico de seu discurso era o Tao, este mesmo Tao que deu origem ao Taoísmo. A propósito, este estudo aborda apenas os aspectos filosóficos do Tao, não os religiosos.

O Tao invocado por Lao-Tsé não se ligava a ritos ou hierarquias e seu papel era o de trazer a paz interior ao indivíduo e harmonia à nação.

Se você nunca ouviu falar no Tao, e está tomando conhecimento dele agora, é conveniente que não procure um dicionário mas pacientemente, siga a Leitura, pois, no momento adequado tudo ficará esclarecido, assim esperamos...

Temos que ser cautelosos, pois para nós ocidentais, há necessidade de uma abordagem muito peculiar, caso contrário, o entendimento acaba sofrendo deformações que prejudicarão a série de excelentes práticas que podemos fazer baseados no Tao.

O verso 1 do Tao-Te-Ching diz:
"Aquilo que pode ser definido, não é o Tao".
O que isto significa? Significa que o Tao, está acima e além da compreensão humana comum.

A linguagem não possui palavras nem símbolos que o definam. É mais ou menos como acontece com Deus. Podemos por acaso, responder a pergunta - O que é Deus?

- Não obstante, há muitas respostas que tentamos e que fazem sentido para nós. Isto não significa, entretanto, que a resposta esteja correta. Dizer que Deus é uma certa entidade que criou o Universo, é muito vago. O que é uma - certa entidade -, o que é - Universo ?

No Antigo Testamento, está escrito:
"Deus é Aquele que é".
É o que? Talvez, quem sabe, não seja para saber mesmo... As eternas especulações só têm uma certeza: que nos levarão ao infinito, ou seja, a lugar algum.

A mesma linha de pensamento se dá em relação ao micro e ao macro. Qual a menor partícula? Onde fica o fim do mundo?

Cada vez que se encontra a menor partícula que existe, logo adiante encontra-se outra menor ainda. O mesmo se dá no macro: uma galáxia, depois outra mais longínqua...E isto não terminou. E parece que nunca vai terminar.

Com o Tao ocorre o mesmo. Não há como definir, porque sua definição, por mais elaborada que seja, será sempre incompleta e em conseqüência incorreta. Será que o que deixou de ser definido, não é fundamental para sua compreensão? Provavelmente é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender