Conceptualismo – O Segredo de Deus – VIII continuação...

Depois de falarmos sobre o paralelo entre o sonho e a realidade, podemos continuar com os nossos estudos sobre “os pensamentos que acabam se tornando isso que nos ensinaram a ver como realidade”.

"O Homem é o Que Ele Pensa". Quando Emerson disso isso, depois de muita controversia, aos poucos o mundo foi entendendo e aceitando melhor. Na verdade, do ponto de vista do pensamento coletivo, ele estava e continua certo em sua afirmação.

Diríamos que esse posicionamento filosófico esta quase que completo. A diferença, no entanto, reside exatamente no que chamamos e de como vemos essa realidade. De fato, todos vivemos exatamente os pensamentos que predominam em nossa mente.

Uma idéia, capaz de gerar imagens, pensamentos, sentimentos... tende a se tornar o padrão de nossas vidas. Mas, esse padrão, não quer dizer que seja a realidade. Esse padrão de vida, torna-se sim a linha de fatos e acontecimentos que passaremos a experimentar.

Pode não parecer muito claro de início, mas com o decorrer dos estudos, poderemos entender a dinâmica existente entre a imaginação, o sonho e àquilo que aprendemos a conceituar como realidade.

Temos uma linha de estudos voltada totalmente para essa força do pensamento onde eles, realmente criam aquilo que conhecemos como realidade. Assim, seguindo esse caminho muito percorrido por vários pensadores, poderemos entender até onde essa filosofia pode nos beneficiar.

É bom lembrar sempre, que o verdadeiro filósofo deve estar sempre aberto a qualquer tipo de conhecimento, sem preconceitos e sem pré-concepção. Somente aceitando que muito pouco sabemos, é que podemos ampliar a nossa consciência.

E, quando me refiro a consciência, não se trata dessa formada pelo nosso intelecto, ou seja, formada pelas informações que nos foram passadas de geração em geração. Assim como existe uma outra realidade que até aqui desconhecemos, também existe uma outra consciência, muito, muito longe do que pré-julgamos possuir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender