Conceptualismo – O Segredo de Deus – XIX continuação...


A pergunta geral é, - se as coisas existem só na mente cognoscente, ou se existem também independente dela.

Quando chegada aos detalhes, a pergunta passa a ser, - se o real, uma vez estabelecido como uma determinação dos objetos, se efetiva apenas como atribuição subjetiva que se aplicaria aos objetos, ou se também como independente.

O clima desta questão é bem sugerido pela advertência que, de gostos e cores não se discute, - de gustibus et coloribus non est discutendum.

Já estabelecidos, pois, na definição de que o real se constitui como determinação dos objetos, prossegue a investigação indagando, se esta determinação realmente está mesmo nas coisas, como realidade independente da consciência pensante, ou se nasce de uma nossa maneira de pensar e de construir os objetos.

Talvez fossem reais as pétalas das flores, mas não aquilo que as faz serem coloridas; também seria possível que as mesmas pétalas não fossem reais, então nada mais sobraria de real. Discutindo as cores, como determinações sensíveis, não importa levantar a questão mesma da realidade do sujeito portador , porquanto poderia ser real, e contudo as cores subjetivas, como modos de se manifestar o objeto às faculdades perceptivas.

O real, como determinar os objetos na ordem material, admite um posicionamento intermediário: ainda que as coisas sejam reais, contudo o real que se lhes atribui poderia ser apenas uma atribuição subjetiva. Talvez as coisas sejam reais, sem que a matéria exista pelo lado de fora da consciência pensante.

Colocada uma vez distinção entre essência e existência, esta divisão admite as distintas perguntas sucessivas, pela realidade da essência (ou onticidade da essência) e pela realidade da existência.

Para a filosofia aristotélica e tomista ocorrem ambas as realidades, a da essência e a da existência. No caso de haver ambas as realidades, o ser estaria realmente dividido em dois princípios reais, a essência real e a existência real. Situado a matéria num e noutro plano, poderá ser considerado uma determinação real.

Mui diversamente algumas filosofias destacam de tal modo a existência, que a essência resta apenas como forma da mente ou qualquer coisa parecida.

Para o existencialismo, o ser é somente o existir; o ser se define portanto como “posição pura” de existência. A essência não passa de uma captação em separado de perspectivas da existência. Não tem, pois, a essência uma verdadeira onticidade; não passa de uma instrumentalização para tornar possível pensar as coisas que existem; a essência seria algo de posterior à existência, um como que “mundo” criado pelo ser pensante. Como real ou ideal.

A coisa é neutra quanto à essência; é neutra quanto à logicidade; e parece, a primeira vista, absurda.

A acepção exata de quem diz “realidade”, requer ser definida. Como entendemos agora o termo, algo é real quando o ocorre pelo lado exterior do círculo da consciência. Aqui a palavra consciência coincide como o próprio exercício do conhecimento; a realidade está para além do conhecimento, não se confundindo, nem com a sensação, nem com a idéia.

Admite-se distinguir entre objeto enquanto conteúdo pensado (dentro do círculo da consciência) e objeto em si ( a realidade pelo lado exterior da consciência).

Idealistas (fenomenistas, imanentistas de toda a espécie) e realistas (imediatos e mediatos) lutam e disputam já séculos sem resultados mui nítidos.

Estamos aqui em uma área na qual a perspiciência mental pouco consegue, pois os elementos para decidir não se mostram com insistência. Se defendemos uma posição realista, fazemo-lo com humildade, sabedores de que muito pouco vamos decidir. Aristóteles sempre tão cauteloso, se vivesse em nossos dias, escutando prós e contras, certamente vacilaria muito, antes de voltar a optar por sua posição.

A questão “idealismo o realismo” não pode neste instante ser tratada substancialmente, mas apenas recordada como um pressuposto que afeta o conceito definitivo do que é o real

Do ponto de vista sistemático, já foi tratado pela Metafísica do conhecimento, onde é discutida com aparato próprio.

Entretanto, aquilo que faz a realidade não está no termo de referência arquétipa; encontra-se na coisa mesma que se ergue, realizando-se a si mesma, de acordo com dito termo de concepção. Haveria tal determinação nas coisas? Ou seria apenas uma projeção mental?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender