Conceptualismo – O Segredo de Deus – XII continuação...

Assim como no Budismo, verificamos que a Seicho-No-Ie também nos oferece uma série de evidências sobre a realidade, o mundo paralelo que nós criamos e passamos a acreditar como sendo verdadeiro.

Vamos analisar as seguintes afirmações:

"Não existe matéria, como não existem doenças: quem criou tudo isso foi o coração... Segue-se disso que a doença pode ser curada com o coração...".

Estas fráses são incisiva:

“NÃO EXISTE MATÉRIA”. Aqui, não se trata apenas uma questão de interpretação. As palavras são simples, objetivas e diretas.

“COMO NÃO EXISTEM DOENÇAS”. Portanto, fica fácil deduzir que se não há matéria, mas imaginamos uma, está imaginação está suceptivel a doenças, que também inventamos.

“QUEM CRIOU TUDO ISSO FOI O CORAÇÃO”. O coração aqui se refere a nossa mente, a nossa consciência, àquela adquirida por Adão que iniciou o processo de criação deste mundo que acreditamos conhecer, desse mundo que temos construido de geração à geração.

“SEGUE-SE DISSO QUE A DOENÇA PODE SER CURADA COM O CORAÇÃO...”. Se, na verdade tudo não passa de uma imaginação, qualquer doença pode ser curada. Aqui conseguimos entender os grandes milagres relacionados a curas inexplicáveis.

“NÃO EXISTE MATÉRIA, MAS EXISTE A SUA REALIDADE”.
Mais uma vez, fica notórea a condição que cada um de nós criamos a nossa própria realidade, o que não significa que seja a VERDADEIRA REALIDADE.

“VOCÊ É A REALIDADE, VOCÊ É BUDA, VOCÊ É CRISTO, VOCÊ É INFINITO E INESGOTÁVEL”. Aqui, o posicionamento nos força a lembrar da nossa verdadeira origem. Todos somos nós fragmentos de um único Criador. A Sua excência existe dentro de caba objeto de Sua criação. Somos todos espíritos experimentando uma experiência de vida, que aprendemos a conceituá-la como realidade, como se fosse um mundo real. A colocação de que somos seres INFINITOS E INESCOTÁVEIS, vem corroborar com a magnitude do nosso ser, maior que qualquer coisa material que possamos construir com a ajuda da nossa pobre imaginação.

"TUDO É PROJEÇÃO DA MENTE, OS FATOS BONS OU RUÍNS, DEPENDEM EXCLUSIVAMENTE DE NOSSA ATITUDE MENTAL”. Os criadores do livro e concequentemente do filme o SEGREDO, aproveitaram essa maxima do conhecimento transcendental, para reafirmarem uma antiga crença. Porém, a grande diferença reside na concepção final da teoria. Lá, eles acreditam construir a relaidade de acordo como a atitude mental correta. Já em nossos estudos, como não existe o mundo real – ou pelo menos como o concebemos – construímos sim, um novo padrão de vida, ou seja, passamos a viver um novo padrão imaginativo.

“O HOMEM É UM FRAGMENTO DE DEUS; TUDO QUE ACONTECE AO NOSSO REDOR É UMA PROJEÇÃO, UM REFLEXO DA SUA MENTE”. Pouco temos a acrescentar quanto a essa afirmação. Por sí, ela expressa perfeitamente as bases do CONCEPTUALISMO. Tudo que acontece ao seu redor é uma PROJEÇÃO – lembram-se o comparativo da vida com o filme? – pois aí está novamente mais uma afirmação. Um reflexo da sua mente, o homem é exatamente o que ele imagina e sente ser. Essa imaginação é ele quem cria e vive pelnamente essa projeção, como se fosse a realidade.

Amanhã continuaremos com outras sitações, de outras religiões...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender