Conceptualismo – O Segredo de Deus – X continuação...

Os ensinamentos de Buddha...

A verdade diz: "Não existe mente”, então que tipo de estado você está buscando?

Isto é difícil de se entender. Pessoas vivem dizem: "Gostaríamos de alcançar um estado silencioso de mente".

Elas pensam que a mente pode ser silenciada; a mente nunca pode ser silenciada. Mente significa a confusão, o problema, a doença; mente significa a tensão, o estado de angústia. A mente não pode ficar em silêncio; quando há silêncio, não há mente.

Quando o silêncio vem, a mente desaparece; quando a mente está lá, o silêncio não mais está. Então não pode haver mente silenciosa, assim como não pode haver doença saudável. É possível haver uma doença saudável? Quando há saúde, a doença desaparece. O silêncio é a saúde profunda; a mente é a doença profunda, o distúrbio profundo.

Buddha chamou o seu discípulo predileto, deu a ele uma flor e disse “Aqui entrego-te a chave”. O que é a chave? Silêncio e riso são a chave - silêncio por dentro, riso por fora. E quando o riso vem do silêncio, ele não é deste mundo, ele é divino, ele é do mundo verdadeiro.

Quando o riso vem do pensamento ele não é real; ele pertence a este imaginário espaço, ele não é cósmico. Então você está rindo de alguém, a custo de alguém e isso é feio e violento. Quando o riso vem do silêncio, da verdadeira consciência, você não está rindo a custo de ninguém, você está simplesmente rindo de toda a beleza do mundo real.

E qual é esse mundo real? - Perguntou o discípulo.

- É o verdadeiro mundo onde dentro de você está tudo. Mas no seu mundo imaginário, você vive procurando por todos os lugares.

- É o mundo onde você é um rei. Mas no seu mundo imaginário, você fica atuando como um mendigo nas ruas, não apenas atuando, não apenas enganando os outros, mas fingindo que é um mendigo pra você mesmo.

- É o mundo onde você tem o recurso de todo o conhecimento a seu dispor. Mas no seu mundo imaginário, você fica fazendo perguntas; você tem o eu sábio e pensa que é ignorante.

- É o mundo onde você tem a imortalidade dentro de você. Mas no seu mundo imaginário, você tem medo e pavor da morte e da doença.

Amanhã continuamos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender