Conceptualismo – O Segredo de Deus - I

Você já sonhou várias e várias vezes, sonhos tão reais, que neles, é possível sentir dor, medo, desespero, felicidade, angustia... enfim, todos os mesmos e velhos sentimentos que experimentamos em nossa vida “normal”. Esses efeitos, esses sintomas durante o sonho, interferem perfeitamente no nosso corpo físico, acelerando o batimento cardíaco, fazendo-nos transpirar, sentimos câimbras, contrações musculares... Em resumo, podemos dizer cientificamente, que é plenamente possível, experimentarmos a vida, o que é a vida, através de um simples sonho...

Quando nascemos, em teoria, não conhecemos absolutamente nada do mundo físico, do mundo material. Lentamente, com o passar dos meses, ele vai se apresentando a nós principalmente através dos nossos pais. Passamos a tomar conhecimento de um universo retratado, nomeado e justificado sempre por terceiros, geralmente nossas mães. Porém, essa idéia, esse conhecimento que ela nos passa, também lhe foi transmitido e ensinado de geração em geração sucessivamente...

Ainda quando pequenos, aprendendo sobre esse universo onde estamos, praticamente não questionando a veracidade dessas informações. Assim, como dogmas, leis, elas nos chegam e, nós a assimilamos sem se quer darmos alguma chance de imaginarmos uma estrutura, algo diferente...

Começa assim então, a se formar em nosso intelecto, a idéia, a imagem, e o CONCEITO do que chamamos de vida, de nós mesmos, do universo, daquilo que acreditamos ser realidade.

Você pode ver, pela primeira vez desde que começamos a compor esse estudo, que a palavra diretamente relacionada ao tema em questão aparece: “CONCEITO”.

- Então surge a primeira questão: O que é conceito?
- Vamos ver o que o dicionário nos diz...

- Um conceito é uma entidade psíquica
abstrata e universal que serve para designar uma categoria ou classe de entidades, eventos ou relações.
- Um conceito é o
elemento de uma proposição como uma palavra é o elemento de uma sentença. Conceitos são abstratos porque omitem as diferenças entre as coisas em sua extensão (semântica), tratando-as como se fossem idênticas e substantivas.
- Conceitos são universais ao se aplicarem igualmente a todas as coisas em sua extensão.
- Conceitos são portadores de
significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens
.

Resumindo, podemos dizer que o CONCEITO na verdade é uma apreciação seguida de uma conclusão que fazemos, com base no conteúdo de informações que possuímos e mais, de acordo com o nosso estado de espírito.

Fica portanto notório, que o CONCEITO não é um indicativo com conotações científicas, verdadeiras, reais e imutáveis. Ele varia, de pessoa para pessoa de acordo com a sua cultura, com a sua idade, com a sua maturidade e principalmente com a sua consciência.

Podemos perceber isso muito bem, se voltarmos um pouco ao passado e verificarmos como os nossos conceitos – de um modo geral – foram mudando com o nosso amadurecimento, à medida que fomos adquirindo mais e mais consciência.

Amanhã, falaremos um pouco mais sobre o CONCEITO e sua ligação com o meio em que vivemos.

continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabias Palavras Chinesas...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender