Estudando o Tao
Parte – XXXV
resumo final


O TAO-TE-CHING

O mais importante livro sobre o Tao, o Tao-Te-Ching, foi escrito por Lao-Tsé, controvertida figura de escritor e filósofo, cerca de 26OO anos atrás, na China.

O livro é constituído de 81 versos cujo obje­tivo é sensibilizar os Leitores para os méritos do Tao e, ao seguir este caminho, conseguir uma vida mais feliz e completa.

Apesar de ter sido escrito em uma só noite, o livro apresenta grande profundidade, o que nos le­va a supor que Lao-Tsé estivesse inspirado, ou mesmo iluminado quando o escreveu.


O TAO

Inicialmente, o Tao nos lembra Deus, e isto não é correto, já que o Deus ocidental é antropomórfico - voltado para o ser humano, enquanto o Tao é mais genérico.

O homem ocidental tem a mente marcada pela razão e pela lógica. Como os conceitos deste livro passam também pelo processo intuitivo, houve a ne­cessidade de se adaptar o texto à nossa forma de pensar.

No primeiro verso do Tao-Te-Ching, encontramos - "O que pode ser definido, não é o Tao".

Mes­mo assim, há necessidade de algum tipo de definição para que possamos dar prosseguimento ao nosso estudo.

Esta definição baseia-se nos efeitos do Tao - O Tao é uma Ordem universal, harmômica e harmonizante.

1- O Tao é uma Ordem, porque é uma Lei axiomática que não se cumpre ou se deixa de cumprir. Ela simplesmente atua sobre todas as pessoas e todas as coisas, independente da vontade de cada um.

2- O Tao é universal, porque tem a maior abrangência possível: a totalidade dos espaços, tempos, coisas e pessoas, sejam elas objetivas ou sutis, como o pensamento.

3- O Tao é cósmico ou organizado, porque ele cria ou recupera o equilíbrio e, não se podendo dar o que não se tem, o Tao é necessariamente or­ganizado.

4- O Tao é harmônico, porque, se não o fosse, não poderia harmonizar as partes que estejam em relação.

5- O Tao é harmonizante, porque possui a capacidade de prover solução para as situações em conflito.


O TAI-CHI

Um bom entendimento do Tao, passa necessariamente pela compreensão do Tai-Chi, símbolo que representa a unidade de uma situação e as duas partes que a compõe.

Para os estudiosos, toda situação apresenta dois elementos opostos ou complementares: saúde/­doença, claro/escuro, etc.

Alegam que só fica doente quem tem saúde, e só fica curado quem esteja doente.

Esta situação saúde/doença, é então colocada no Tai-Chi e exami­nada para se encontrar o caminho da cura.

Estar doente é ter um lado do Tai-Chi maior, ficando o conjunto em desequilíbrio.

As terapias dão as condições para a ação do Tao, que será a de restaurar a Harmonia, ou seja, a cura propriamente dita.

Colocar mente e corpo em wu-wei, isto é em nível de serenidade, permitirá que qualquer pessoa consiga curar seus pequenos males.

A prática é fundamental para o aperfeiçoamento desta arte. Problemas de qualquer natureza podem ser vi­sualizados no Tai-Chi.

Achar suas partes constituintes, e daí a melhor solução é, assim, uma questão de bom senso. Também aqui, o exercício da identificação das duas partes, é a chave do processo.


O WU-WEI

O wu-wei, mente-vazia ou não-fazer, é uma atitude importante para que o Tao atue no espaço aberto.

Isto é conseguido mediante um esvaziamento progressivo das preocupações e um relaxamento do corpo.

Se ao caminhar você sentir que está tenso, utilize o "gatilho da serenidade": torne seus passos lentos e compassados; deixe os braços pendentes; solte os músculos do rosto e barriga; semicerre os olhos visualizando um ponto no horizonte; esvazie a mente (wu-wei). Em um ou dois minutos, você sentirá a diferença.


A SERENIDADE

Por que a ênfase na serenidade?

Porque ela não apenas nos faz sentir bem, mas abre o espaço necessário para a ação do Tao. Além disso, desenvolve o processo de intuição.

Mais e mais pessoas no Ocidente, passaram a pautar suas vidas nos ensinamentos que vimos. Afinal, não havendo necessidade de se afastar da rotina diária, o que poderia ser melhor do que levar esta mesma vida com mais Harmonia, alegria e eficiência?


TEMAS PARA REFLEXÃO

A seguir, você encontrará algumas afirmações retiradas do Tao-Te-Ching. Após o tema proposto, há uma pequena frase que poderá ajudar no processo pessoal de reflexão.

Em exercícios desta natureza, não há respostas certas ou erradas. O mais importante, é você ser coerente consigo mesmo.


1-"A razão não nos leva ao Tao" (Pense em termos de razão e intuição)

2-"Crescer, é reduzir os nossos desejos" (Como os desejos podem nos frustrar?)

3-"Tao não é Deus" (Como é o Deus ocidental?)

4-"Não se deixe dominar pelas paixões" (Que diferencia o amor da paixão?)

5-"Livros trazem erudição, mas não sabedoria" (Imagine um sábio e um intelectual)

6-"Considere a experiência dos mais velhos" (A nossa opinião será sempre a melhor?)

7-"O sábio é firme na Justiça" (Qual a coisa mais importante para você?)

8-"Está errado ganhar dinheiro?" (Como se pode ganhar dinheiro?)

9-"O homem feliz é prestativo, sincero e suave" (Lembre de alguém realmente feliz)

1O-"As boas idéias não precisam ser impostas" (Alguma vez você já tentou impor?)

11-"Temos nossos próprios limites" (Muitas pessoas sabem suas fraquezas)

12-"Esperar reconhecimento é o caminho certo para as frustrações" (Que você acha de doar sem
esperar volta?)

13-"O sábio orienta" (É o seu caso?)

14-"Muitas pessoas agem na vida como se tudo fosse continuar no mesmo clima de festa" (Você tem facilidades financeiras?)

15-"O vaidoso não terá reconhecimento" (O que você entende por vaidade?)

16-"A ação do Tao é inexorável" (Lembre-se o que é uma Ordem)

17-"Ser feliz é estar satisfeito com o que se tem" (Você concorda? Por quê?)

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