Estudando o Tao - parte - 20

Estudando o Tao - Parte XX: A Roda da Fortuna e a Justiça do Tao

30. "Há os que estão acima e os que estão abaixo, e a situação nunca será a mesma."

A carta do Tarô, A Roda da Fortuna, mostra exatamente isso: as figuras que nela estão presas ora ficam no topo, ora na parte de baixo. 

O significado é claro: as situações não são fixas nem imutáveis. Essa lição nos convida a ser modestos e a abandonar a vaidade e a arrogância. Para quem estuda o Tao, esses sentimentos egoístas se tornam tão pequenos e tolos que perdem o sentido.

Como é possível que uma pessoa inteligente seja cheia de orgulho? Parece um absurdo, mas acontece com frequência. Precisamos distinguir entre "viver no mundo" e "viver para o mundo". 

Se vivemos no mundo, o trabalho tem um significado; se vivemos para o mundo, com todas as nossas energias voltadas para ele, o trabalho se torna uma ilusão, e a vida, que não se diferencia da morte, perde o sentido.

 

31. "O Tao é implacável com a guerra."

Do ponto de vista mundano, as guerras resultam de problemas econômicos ou outros. De uma perspectiva mais abrangente, a guerra reflete uma profunda desarmonia que pode ter começado com uma pessoa ou um grupo.

Elas sempre envolvem pessoas. Em um clima de desequilíbrio, seria necessário um esforço colossal para retornar à harmonia, mas as pessoas estão tomadas pelas paixões e não encontram motivação para a paz.

O Tao não é implacável apenas com a guerra, mas com todos os conflitos e situações que carecem de serenidade e pacificação, como um divórcio ou uma pendência profissional.

A ideia de implacabilidade não significa que o Tao é bom com os bons e mau com os maus. O Tao não faz o jogo dos homens; sua ação é manter o sistema em funcionamento. Ele é implacável no sentido de aplicar, de forma sistemática, a Lei da Harmonia global.

A destruição ambiental pode levar a um ponto sem retorno. O mundo pode estar em um reajustamento, e a humanidade pode sofrer as consequências. O Tao não orienta ninguém; seus princípios são claros. Em cada situação de conflito, devemos manter o desejo consciente de pacificação. Este é o único pré-requisito para a ação do Tao.

 

"Se essa mensagem tocou você, compartilhe com quem pode estar precisando."

m. trozidio

conheça meus livros


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Força de um Caminho ...

Sábias palavras chinesas ...

As Verdades Que Eu Preciso Compreender ...